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Receita para uma comunicação efetiva: Poltica de Portas Abertas

 
#PraCegoVer Regina veste camisa social azul, com mangas na altura dos cotovelos e sorri. Publicado: 21/03/2017
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, professora, jurista, jornalista, empresria, cerimonialista e gestora especializada em comunicação estratgica e construção de imagens. CEO e proprietria do Pr Trabalhador Agência de Notcias. A nica empresa no pas especializada em comunicação inclusiva. 
 
Hoje vamos falar sobre a importância de ter e manter as informações organizadas e de que desta forma pode contribuir para o trabalho da imprensa e tambm para a conquista de mais espaços nos veculos de comunicação. 
 
Que tipo de informação o assessor de comunicação dever ter sempre organizado, atualizado e em mãos? 
 
1. Nmeros
2. Dados das instituições (histria, missão, produtos e serviços),
3. Cronogramas de ação dos prximos seis meses,
4. Nomes e contatos de no mnimo três pessoas relacionados, as diversas reas da empresa (aptas e autorizadas a falar com a imprensa),
5. Cases e contatos (depoimentos de pessoas beneficiadas ou satisfeitas com a instituição),
6. Arquivo fotogrfico das ações, produtos e serviços. Alm de fotos de perfil, variadas de seus representantes em alta resolução (com os devidos crditos),
7. Mini currculo e Currculo completo dos seus representantes, 
8. Entre outras informações que variam conforme o tipo de instituição. 
 
Vamos reservar um espaço para falar sobre serviços pblicos. 
 
Quando se fala em instituições publicas, alm dos itens acima, existe uma legislação especifica chamada de “Lei da Transparência” que foi complementada em 27 de maio de 2009, que determina a disponibilização em tempo real, de informações e seus detalhes sobre a execução orçamentria e financeira da União, Estados e seus Municpios. Tanto das Receitas (isso , quanto recebeu), como tambm: das Despesas, Fornecedores, Programa, Ações e Projetos. 
 
Infelizmente as redações estão cada vez mais ‘enxutas’. O que por um lado muito ruim para os colegas nas redações que enfrentam longas jornadas e com muita pressão em razão do seu ‘Deadline’ (prazo limite pra conclusão da produção de uma reportagem ou sugestão de pauta). Por outro, a oportunidade perfeita, pra os assessores que sempre mantem essa informações organizadas. Nestes casos, as organizações, aparecem mais e podem ser sempre, lembradas quando um ‘buraco’ (espaço vazio, por falha, erro ou imprevistos aparecem) e tem que ser preenchido com urgência. 
At a prxima coluna!
Outras informações:
 www.anigercomunicacao.com.br