Home/ Noticias/ Compartilhar de Carreira: Psicologia Clnica 1

Carreira: Psicologia Clnica 1

Pra Cego Ver: Dr Priscylla Arantes em seu uma das salas do consultrio da clnica Psiconorth. Fim da descriçãoO incio da carreira clnica de um psiclogo não fcil, mas muito gratificante.

Publicado: 13-10-15
Colunista: Priscylla Arantes 
Psicloga clnica, empreendedora e consultora de gestão clnica. Graduada e licenciada em sade. Especialidade em psicologia breve e atendimento domiciliara pela PUC São Paulo. Atende adultos, pas (famlia), cuidadores e casais. Coordena equipe da Psiconorth e criou o Plano Social para atender pessoas de baixa renda. Ex-professora do curso de Adm do Senac.  
Foto: Aniger Comunicação. 
 
Sou psicloga e orientadora clnica. Uma das minhas metas profissionais compartilhar conhecimento e trocar experiências, com o objetivo de promover mais qualidade nos serviços clnicos oferecidos população. Tudo para comprometer o profissional clnico no investimento de sua carreira.
 
Sempre estive preocupada com a tica e com a responsabilidade profissional. Por isso, ao longo da minha carreira desenvolvi encontros e programas que pudessem oferecer espaço de transmissão e comprometimento profissional.
 
Aos futuros profissionais sempre aviso: a graduação o incio do seu investimento. E gosto de compreender como a autorização para o incio aos estudos clnicos.
 
Longe de pensar que apenas a graduação torna o psiclogo capacitado para a atividade clnica, porque constantemente aperfeiçoada e desenvolvida por meio dos estudos clnicos. Isso ocorre atravs de: grupos de estudo, seminrios tericos, clnicos, aperfeiçoamento, anlise pessoal, supervisões e participação em eventos gerais. Afinal somos seres humanos movidos a cultura, arte, lazer, valores e prazeres.
 
O investimento na profissão para sempre. Quando digo isso, muitos pensam “ela est exagerando ou querendo nos colocar medo”. Pelo contrrio, desejo fornecer a mais transparente realidade da profissão. O “para sempre” significa que estaremos envolvidos em atividades e trabalhos clnicos durante toda a nossa carreira.
 
Lembre-se, a vida de um clnico muitas vezes um tanto solitria e se ficarmos apenas dentro do consultrio, criaremos obstculos para produzir desenvolvimento e retorno para a carreira.
 
Outro ponto importante “o retorno”. Se você espera enriquecimento fcil, a profissão de clnico não para você. Durante muitos anos o retorno quanto profissão escolhida estar ligado muito ao prazer profissional do que ao valor financeiro.
 
Não possvel se sustentar apenas da clnica no incio da carreira. Durante alguns anos você precisar de outra fonte de renda, por causa dos custos pessoais e investimentos clnicos para manter o seu desenvolvimento profissional.
 
Sobre o reconhecimento, interessante trabalhar essa questão em sua anlise pessoal, porque esse ponto diferente e um tanto pessoal. Em resumo, não podemos nos favorecer de nossos pacientes para isso.
 
Quando você iniciar suas atividades, procure saber mais sobre o comprometimento quanto escolha de ser clnico: “Não porque não usamos um bisturi que não podemos fazer um grande estrago”. Por isso, cuidado com suas escolhas e conduta clnica, porque algum est confiando em você.
 
A partir do momento que decidir iniciar, você estar comprometido com outro ser e esse por muitas vezes contar contigo para um suporte. Perceba se est disposto a se emprestar na conduta clnica, separando o que seu e não deixando interferir no trabalho com o outro.
 
Quanto a nossa tica profissional importante saber que estaremos comprometidos e que somos responsabilizados por nossas ações.
 
Quando um local lhe oferecer a oportunidade de iniciar seu percurso clnico, seja tico e não desmereça o trabalho de seus colegas. Todos estão aprendendo uns com os outros. Muitos locais são profissionalizantes e não um meio de ganhar dinheiro. Então valorize a oportunidade. Certamente, não fcil construir, desenvolver e manter um espaço que possamos compartilhar conhecimento e experiência. Algum est trabalhando para que você tenha esse espaço e oportunidade.
 
Lembre-se, a imagem profissional se faz desde a graduação e como você est investindo na sua?
 
Aproveite os espaços e circule por todos os meios clnicos. No incio você ter que experimentar e conhecer as formas de pensar, as tcnicas disponveis e os autores atuais para que consiga construir a sua clnica!
 
Bom trabalho!
 
Outras informações: 
http://psiconorth.com.br/index