Home/ Noticias/ Compartilhar de Carreira: Cineastas

Carreira: Cineastas

Descrição da Imagem: Fabrcio Cavalcante, sua filha e pai Xico segurando uma filmadora antiga. Fim da descrição. Publicado:22-8-16
Foto: Edi Sousa Studio Artes 
Fotos: Arquivo pessoa de Fabrcio Cavalcante 
Texto: Regina Ramalho 
 
‘Tal pai tal filho’! A equipe de jornalismo do Pr Trabalhador Agência de Notcias foi conhecer a produtora “TV Eletrônica” do cineasta Fabrcio Cavalcante, filho do saudoso Francisco Cavalcante (Chico), com a intenção de conhecer um pouco mais sobre a carreira de cineasta e tambm sobre o que mudou nos ltimos anos da profissão.    
 
Assistimos o documentrio “Pedaços de minha vida em 24 quadros”  que mostra Fabrcio desde menino contracenando em filmes do pai e crescendo em meio a artistas brasileiros como Z do Caixão, Gugu Liberato, Nuno Leal Maia, Pedro de Lara e tantos outros. 
 
Tambm assistimos outro documentrio feito por Fabrcio “Meu pai em 24 quadros”  com depoimentos de personalidades e tambm de seu pai Chico.
 
 
Chico desabafa no documentrio: “Nunca recebeu um centavo do governo para fazer cinema”. Mas apesar da falta de recursos ele foi um pioneiro nos filmes nacionais de ‘Bang bang’ entre tantas outras temticas. 
 
O segredo para falta de recursos e incentivo cultural? O sucesso de bilheteria e administração que era revertida para novas produções. “Você faz o filme, mas se não der dinheiro, você para”, dizia Chico. 
 
Pertencia a um time de artistas que se auto intitulava ‘Cinema da Boca do Lixo’, que tinha forte atuação na Rua do Triunfo, região da Santa Efigênia em São Paulo.  “Fazia filmes baratos por ser apaixonado pela arte”, diz Chico no 24 quadros que tambm traz depoimentos de Clery Cunha, Mario Vaz Filho, Andr Gatti, entre outros. 
 
Com toda essa bagagem nasce a produtora cinematogrfica TV Revista que atualmente consegue com a mesma maestria de Chico criar produções modernas de todos os tipos por um custo justo e a mesma qualidade assinada por Chico. 
 
Descrição da Imagem: Entrevista com Fabrcio Cavalcante sobre a TV Revista. Fim da Descrição.
 
O ‘carro chefe’ da TV Revista são “curtas metragens” de at 3min para serem divulgados inclusive em Whats App. Uma maneira inovadora de divulgar comerciais de produtos e serviços, campanhas de sade, sociais e propostas polticas. 
Para quem almeja seguir na profissão o campo de atuação grande. Mas a dica de pai e filho buscar recursos com inovação e fazer com paixão. 
 
“Viver com arte sonhar o tempo todo”, afirma Fabrcio 
 
 
 
 Descrição da imagem: Regina e equipe do TV Revista Eletrônica. Fim da descrição