Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Atleta olmpico ou esportista de fim de semana?

Atleta olmpico ou esportista de fim de semana?

Descrição da imagem: Professor Wanderley Rodrigues Junior veste roupa esportista e compara caractersticas necessrias para o bom desempenho de empreendedores a de atletas. Fim da descrição"
 
Publicado: 18-8-2016
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, Tradutor e Intrprete, coordenou a Academia de  Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo,  microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Lngua Portuguesa para candidatos a concursos pblicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Eu bem sei que parecerei ser um tanto quanto piegas e repetitivo em usar o tema Olimpadas como pano de fundo, mas acredito que, neste momento, este evento esportivo seja o maior exemplo de empreendedorismo no momento.
A expectativa de bons e novos resultados, quebrar barreiras, a constância da superação, trabalho em equipe, respeitabilidade e atuação constante em prol ao autodesenvolvimento e evolução naquilo que se mais gosta. Pilares bsicos que, quele que demonstra ao menos um mnimo de interesse em saber ou começar a empreender, devem ser levados consigo.
 A cada competição, a cada cena de subida ao pdium, vê-se, estampadamente no semblante de cada atleta, o valor real do suor e do esforço por trs de uma medalha conquistada.
Quando lhes assistimos e torcemos, não vibramos apenas pela vitria, mas devemos reconhecer e valorizar todo o processo que foi desenvolvido at aquele momento. Treinos pesados e constantes, fraturas e dores fsicas, erros e acertos e o decorrer de uma contnua aprendizagem e crescimento.
Um empreendedor deve ter em mente que a sua situação não nada diferente nem muito distante de uma preparação de participação olmpica.
Muito estudo, dedicação, sacrifcios, o constante abrir mão de algumas coisas das quais se pensava necessitar, repensar de atitudes, ações e ideias, aprender com os erros e nunca desistir ou baixar a guarda. Nunca abrir espaço para lamrias ou para a desmotivação.
O bom atleta treina para que venham os melhores resultados, at recordes. Mas ele tambm sabe que poder estar entre os desclassificados a partir de um mnimo de deslize em uma fração de segundos. Mas ele não desiste nem abaixa a cabeça. Volta ao treino, conversa e ouve atentamente o seu treinador, corrige as falhas e aprimora os acertos, simplesmente pelo mrito de seu fortalecimento, pois sabe que os desafios não param em uma nica competição.
Mesmo perdendo, ele mantm o esprito olmpico da tica, da integridade, do respeito e cumprimenta aquele que foi o seu adversrio, pois reconhece que foi por causa dele mesmo que pôde refazer e aprimorar todo um processo. Senão não saberia!
Ver e aproveitar o que h de bom no dito “inimigo” o melhor caminho para se reforçar (ou começar a construir) o sentimento da humildade e da aceitação.
Empreendedor, esteja sempre em contnua preparação e treinamento para que seja sempre merecedor de seu ouro olmpico.
 
Outras informações: 
http://portuguesfacilparaconcursos.blogspot.com.br/
Obs: O Pr Trabalhador Agência de Notcias não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.