Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ 'Rdio Peo'- Problema ou soluo? 2

‘Rdio Peão’- Problema ou solução?

Regina Ramalho52Na edição desta semana a colunista Regina Ramalho traz dicas sobre como identificar e usar esse valioso instrumento, como aliado da gestão das empresas e organizações (confira). 
 
Publicado- 31-03-15
Foto- Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes
Colunista- Regina Ramalho, jornalista, jurista, cerimonialista  e gestora de comunicação especializada em comunicação estratgica e construção de imagens. 
 
 
Antes de decidir se a ‘Rdio Peão’ prejudicial ou uma importante e poderosa ferramenta de comunicação, com seu pblico; necessrio entender este processo de comunicação e tambm como anda a comunicação de seu negcio. Para isso, convido vocês leitores a refletirem sobre dois momentos importantes da histria do nosso pas.
 
Um foi o movimento sindical no ABC paulista na dcada de 70, que deram prova da força da então batizada ‘Rdio Peão’ e de seus reflexos junto sociedade e os poderes.
 
Mesmo sem contar com muitos recursos de comunicação, os lderes trabalhistas da poca, mobilizaram milhares de trabalhadores a cruzarem os seus braços e promoveram diversas conquistas trabalhistas que temos at os dias de hoje. 
 
Outro exemplo mais recente da força da ‘Rdio Peão’, foi o “Movimento Passe Livre”, que convocou as pessoas pelas redes sociais e mobilizou vrias pessoas a irem as ruas se manifestar contra o aumento das tarifas de ônibus, o que desencadeou na redução do aumento das passagens.
 
‘Rdio Peão’, foi o apelido dado para as comunicações diretas, isso , extras oficiais, muitas vezes confundida ou interpretada como fofoca. 
 
Fato que a ‘Rdio Peão’ existe desde que os homens começaram a se comunicar pela fala e est presente nas mais diversas formas de relações, sejam elas sociais, religiosas, familiares, comerciais, polticas ou empresariais. 
 
Esta forma de comunicação não um fenômeno bom ou mau, mas sim um fato legtimo oriundo da necessidade das pessoas de se comunicarem; informarem ou estarem informadas, sobre questões de seu interesse. 
 
O que vai tornar a ‘Rdio Peão’, ruim são as inverdades, ou que chamamos de desinformação. 
 
Onde não existe informação, mas a necessidade dela entra o espaço para que a ‘Rdio Peão’ entre em ação de forma muitas vezes avassaladora. Causando intrigas, desanimo, espantando talentos e afastando clientes.
 
Aprenda utilizar esse valioso instrumento de comunicação, a ‘Rdio Peão’ a favor de todos, incluindo da sua organização. Como? Ouvindo as pessoas, promovendo o dilogo, criando mecanismos de comunicação de aproximação com seu pblico. 
 
Identificando os lderes informais de sua organização, convidando eles para fazerem parte da construção de canais eficazes de comunicação oficial. 
 
Seja transparente, mesmo nos momentos de crise. Mantenha o seu pblico sempre informado, respondendo as seguintes questões: Onde estão? Como estão? Porque estão? Para onde pretendem ir? Lembrando-se sempre de explicar de que maneira e como eles são importantes, para a construção deste processo. 
 
A ‘Rdio Peão’- Problema ou solução. Isso na verdade uma questão de escolha de se ter ou não uma comunicação oficial, forte e eficiente. Pensem nisso. 
 
At a prxima semana.
 
Site: www.anigercomunicacao.com.br 
 
11-4328-9551