Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Assessoria de Comunicao a servio da sociedade 6

Assessoria de Comunicação a serviço da sociedade

Regina Ramalho107
 
Ainda existe muita dificuldade no entendimento do papel das Assessorias de Comunicação dentro das organizações, sejam elas pblicas ou privadas, por isto esta semana, a gestora de comunicação Regina Ramalho, optou por abordar o tema.
Publicado- 28-04-15
Foto- Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes
Colunista- Regina Ramalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação estratgica e construção de imagens.
 
Muito comumente os empregadores ou gestores colocam dentro do mesmo escopo de ações de Assessoria de Comunicação, as disciplinas de marketing ou propaganda, que são valiosos instrumentos de comunicação, mas na verdade são de outros ramos da comunicação.
 
Para melhor exemplificar o conceito de Assessoria de Comunicação vou dividir com o leitor esta semana uma parte das minhas reflexões sobre o tema, que me deram o ttulo de Gestora de Comunicação em 2006, com a monografia “Assessoria de Imprensa Sob o Prisma da Administração Pblica”.
 
Na ocasião defendi e continuo defendendo a necessidade de quebrar com velhos paradigmas, com relação a atuação e a postura dos profissionais de Assessoria de Comunicação. 
 
Muitos ainda entendem que os assessores funcionam com para-raios , isso meramente para impedir que seu assessorado seja atingido, por qualquer atribulação. A Folha de São Paulo, inclusive passava a seguinte recomendação: 
“Trate o assessor de imprensa com respeito e desconfiança. Ele pode ser uma fonte de informação, mas atua tambm como lobista, defende os interesses da organização em que trabalha. Nem sempre esses interesses são os mesmos que os dos leitores.”, Folha
 
Talvez essa ideia tenha sido propagada desta forma, exatamente em razão da postura errada de algumas pessoas que vieram a ocupar este cargo durante anos dentro de empresas e organizações.
 
Por isso, para que os profissionais de Assessoria de Comunicação sejam vistos e recebidos de maneira diferente por seus colegas do diversos veculos de comunicação necessrio mais do que antes, desempenhar bem o papel que se propôs atuar quando abraçou a função de Assessor de Comunicação.
 
Por isso, passados nove anos, continuo recomendando aos meus alunos, parceiros, colegas e funcionrios a mesma conclusão da poca acadêmica:
 
O Assessor de Comunicação deve ser o intermedirio no processo informativo, facilitando o mximo a circulação da informação do assessorado at seu pblico, sem que seja includo neste processo componentes de pressão e/ou manipulação. 
 
O verdadeiro desempenho de um assessor de imprensa (seja de rgão pblico ou privado) compreende referências tais como: 
fornecimento de notcias de real interesse;
solicitude e rapidez;
honestidade e ponderação.
 
Os profissionais que trabalham na imprensa, sobretudo os jornalistas, devem ser não apenas instrumentos, mas canais teis aos veculos de comunicação e principalmente a sociedade. Seja atuando como, pateiros, editores, reprteres, ou assessores de comunicação (assessor de imprensa). 
 
At a prxima semana.
 
Outras informações- www.anigercomunicacao.com.br
11-4328-9551