Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ A febre das redes sociais atinge personalidades pblicas 13

A febre das redes sociais atinge personalidades pblicas

Regina Ramalho4No artigo desta semana a gestor de comunicação Regina Ramalho comenta casos de personalidades pblicas de universos diferentes que estão tendo suas imagens arranhadas em razão do mau uso das redes sociais. 
 
 
Publicado: 04/08/15
Foto:Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora de comunicação especializada em comunicação estratgica e construção de imagens.
 
J estava prevista uma pauta especial sobre a febre das redes scias, mas uma conversa em um dos grupos do WhastsApp que participo inspirou a antecipação da produção deste artigo. 
No grupo um dos colegas de assessoria de imprensa, desabafa a dificuldade de fazer seu assessorado entender que ele uma personalidade pblica e que portanto, publicar coisas em suas redes sociais sem um suporte ou em momento oportuno pode ser não s um desrespeito ao profissional contratado para zelar por sua imagem, mas tambm as pessoas ou aos acontecimentos do local onde o assessorado est no momento da publicação. 
 
Para ressaltar o desabafo o colega publicou uma foto de um evento no qual três dos componentes de uma mesa diretora, formada de frente para as pessoas que assistiam e fotografavam o evento, mexiam em seus celulares, enquanto, outro, componente falava a plateia. 
Algumas pessoas at conseguem prestar atenção ou fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Mas para quem vê a foto ou assiste a cena parece puro descaso com quem fala e com a importância da solenidade. 
 
A chamada Febre das redes sociais causa muitas outras sequelas s pessoas pblicas. Entre os riscos est o da comunicação ficar incompleta. Uma comunicação mesmo sendo curta (como no caso do Twitter, por exemplo, que limita a 140 caracteres) deve ter começo meio e fim. Outros posts saem com erros graves de português, ou ainda pior, sem confirmação de fonte e contedos desconectados, que quebram a importância da comunicação. 
 
Para explicar os riscos deste ltimo item vou citar um case recente que ocorreu durante a ltima campanha eleitoral. Enquanto a equipe principal fazia uma comunicação alinhada com a proposta de aprovada pelo candidato, o mesmo publicava post inocentes ou compartilhava propaganda de lojas, produtos e serviços de seus amigos, desviando o foco de sua prpria candidatura. 
 
Aqui tambm vale a recomendação dos cuidados, com a escolha apurada, do profissional que vai auxiliar na administração de sua pgina, zelando por sua imagem e boa comunicação. 
 
No mesmo caso tratado na questão acima, vrias pessoas tinham a senha do perfil do candidato. Enquanto um publicava, outra ocultava, outra assinava como: assessora fulana de tal... os textos no perfil do candidato. A lista de falhas cometidas no case em questão foram enormes... 
 
Apesar dos autos e baixos, a grande popularidade do candidato e seu histrico poltico, alm da retomada de direção da equipe principal, fizeram com que ele ganhasse a campanha. Mas pode ter certeza que a sua rede social não foi a alavanca de sua campanha. Muito pelo contrario por pouco, muito pouco não foi um cenrio de uma guerra sanguinolenta entre assessores e tambm detonador da campanha. 
 
Espero ter podido ajuda-los. At a prxima semana.
 
Outras informações:
 www.anigercomunicacao.com.br
11-4328-9551