Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Ao vivo ou gravado necessrio estar preparado! 16

Ao vivo ou gravado necessrio estar preparado!

Regina Ramalho115
 
Você sabe quais são as principais diferenças entre matrias realizadas ao vivo ou gravadas? Um formato pode ser melhor que o outro? Confira o que diz a gestora de comunicação Regina Ramalho. 
 
 
Publicado: 18/08/15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação estratgica e construção de imagens.
 
Em 16 anos de atuação como assessora de comunicação constantemente escuto a seguinte pergunta: " melhor entrar ao vivo ou gravado?".
A resposta para esta questão muito relativa, pois tanto ao vivo como gravado possuem suas vantagens e desvantagens. 
As pautas gravadas podem ser mais bem produzidas e preparadas, mas estão mais sujeitas a edição e descontextualização da informação. 
As entradas ao vivo estão mais sujeitas a falhas de equipamentos, dificuldades no entendimento das perguntas em razão do Delay.
 
O Delay um termo que traduzido para o português significa atraso. Nas entradas ao vivo, quando os apresentadores interagem com o reprter e entrevistados durante os links, pode ocorrer uma diferença de tempo entre a pergunta do apresentador, e a chegada desta resposta para audição do entrevistado; ou da resposta do mesmo para os telespectadores.
 
Dependendo do veculo de comunicação o que falado por uma das partes transmitido para o satlite e volta para terra causando um atraso na comunicação. No caso do sinal analgico pode chegar a uma demora de at três segundos, na teve a cabo at 5 segundos, via web uns 12 segundos em relação da TV a Cabo e de 15 a 17 em relação ao rdio. 
 
Para assessorados que não estão acostumados a dar entrevistas ao vivo ou não foram bem preparados, isso uma verdadeira loucura. Mas se bem orientado todos podemos nos sair muito bem neste tipo de aparição. 
As quedas nos sinais de links são cada vez menos comuns, graças aos avanços tecnolgicos, mas pode vir a acontecer. 
 
Eu particularmente gosto mais das entradas ao vivo, pois as chances de se transmitir a mensagem e ela chegar na ntegra ao pblico sem cortes aumentam neste tipo de formato. 
 
importante ressaltar que tanto ao vivo como gravada, as pessoas envolvidas no processo de comunicação devem estar bem preparadas e com todas as informações bem organizadas. Para que na hora que a oportunidade aparecer ou for conquistada, os espaços sejam bem aproveitados e as informações transmitidas com segurança e clareza para o pblico final. 
 
At a prxima coluna!
 
Outras informações:
www.anigercomunicacao.com.br
11-4328-9551