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Cresça e Apareça no Facebook: 10 dicas

Explore comercialmente as ferramentas do Facebook. Na coluna desta semana o professor Wanderley Rodrigues Junior, d dicas valiosas de como usar os recursos do Facebook para divulgar os seus produtos e serviços. 
 
Wanderley 2016Publicado-19/11/14
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intrprete, coordenador pedaggico da Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e lngua portuguesa para concursos pblicos.
Foto-Edi Souza e Nalva Lima
 
Com certeza, o empreendedor de visão reconhece que as ferramentas tecnolgicas disponveis hoje (e gratuitas!) são um verdadeiro dispositivo de arranque no mercado... se bem trabalhadas!
 
Talvez o mais prximo, acessado e utilizado por milhões de pessoas atualmente seja o Facebook. No entanto, uma parcela ainda muito grande dentre esses milhões de usurios não sabe extrair 100% de sua utilidade comercial. Motivado por esta problemtica, hoje trago 10 dicas para um melhor aproveitamento dessa ferramenta:
 
1. Preencha todas as informações da empresa na pgina.
Muitas pessoas temem e se deixam levar por alguns boatos (alguns at verdadeiros) de segurança e invasão de privacidade, mas se conscientize de que você não inserir informações pessoais, mas sim profissionais e a propaganda ainda a alma do negcio. Portanto, mostre que a pgina muito til a quem esteja procurando aquilo que você oferece. Coloque informações precisas como telefone, site, e-mail, endereço (se houver loja fsica), horrio de expediente, fotos. Atenção especial ao uso do bom Português e fotos com imagens bem ntidas.
 
2. Ningum vê tudo o que est postado.
O Facebook tem uma dispositivo responsvel pelo contedo que aparece em nosso “feed”. Em outras palavras, uma espcie de filtro que permite que as histrias relevantes cheguem ao usurio, as quais são publicadas na nossa “timeline” e aparece no “ticker”.
Conforme nmero de postagens, curtidas e compartilhamentos a sua pgina vai ganhando pontos, digamos assim, e com isso vai ganhando espaço para aparecer mais vezes, bem como para o amigo de seu amigo. Por isso a importância de diversificar fotos (at com mensagens, preços e especificações de seu produto ou oferta). Nunca repita a mesma publicação vrias vezes no mesmo dia. Facebook não Twitter.
 
3. Ganhe fãs.
importante que você se programe para haver uma regularidade de publicações na pgina e quanto mais diversificar fotos e ser criativo nas mensagens melhor.
 
4. Uma imagem vale por mil palavras.
Com a “timeline” as imagens ganharam destaque e ficaram maiores. Quando o usurio passa os olhos pelo ”feed” de notcias, as fotos são vistas facilmente. Vdeos funcionam do mesmo modo.
 
5. Use “links”.
Aquele dispositivo do Facebook do qual falei anteriormente, que calcula a relevância de sua publicação, considera muito as publicações com “links”. Ou seja, anexe “links” completos de mapas com a localização das lojas, sites com notcias a respeito de seu produto (com vdeo melhor!), etc.
 
6. Faça as suas publicações manualmente.
A rede social tende a ignorar postagens provenientes de aplicativos que funcionam com o RSS.
 
7. Dias e horrios mais estratgicos.
Os horrios de pico de movimentação no Face, segundo apontam pesquisas, são s 11h, s 15h e s 20h. O dia em que os usurios mais interagem quarta-feira, seguido de terça e quinta. O perodo com menos atividade domingo, das 14 s 18h. Portanto, agende-se!
 
8. Seja provocativo.
Provoque interatividade com os usurios, inserindo pesquisas e enquetes pertinentes ao seu serviço ou produto. Isso alavanca o sucesso do seu “post”. 
 
9. Interatividade.
importante que você, na medida do possvel, interaja com o seu usurio, responda s dvidas e perguntas, manifeste-se com palavras de estima e agradecimento por ele ter visitado a pgina, utilizado o seu serviço ou produto ou simplesmente por ter deixado um comentrio. Simpatia tudo!
 
10. Divulgue a pgina em outros meios.
Abuse e use de outros meios para que sejam atrados sua pgina: publicações do seu “link” no Twitter, envio de e-mails e “newsletter” informando sobre a existência da pgina, impressão no cartão de visitas, etc. S visto quem se deixa aparecer!
 
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