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Aprendizagem e Evolução

Para ser empreendedor necessrio ser prudente. Na coluna desta semana o professor de empreendedorismo, Wanderley Junior, convida seus leitores a refletir sobre algumas questões que podem ajudar a avaliar se seu negcio vai bem, ou corre o risco de estagnar. 
 
Wanderley 2016Publicado-1812/14
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intrprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e lngua portuguesa para concursos pblicos.
Foto-Edi Souza e Nalva Lima
 
Impressionante como tenho encontrado empreendedores com vrios perfis, mas com um nico pensamento de que “estou vendendo e continuando a lucrar, então para mim est bom, meu negcio vai bem”.
Paremos para uma breve reflexão sobre algumas questões:
- Não existe mais inflação em nosso pas?
- Todos os seus fornecedores pensam como você?
- Todos os perodos/estações do ano são iguais?
- Houve a substituição de todos os seus colaboradores por androides?
 
Se você, assim como eu, respondeu “não” para pelo menos uma das questões acima, você claramente tem a mente e raciocnio de um empreendedor no mnimo prudente.
Então vejam s, meus amigos, como h empreendedores preparados para a falência certa na corrida comercial! 
 
Como evoluir nos negcios se a pessoa não se atenta a alguns “pequenos detalhes” como esses? Falta informação? Não desculpa!
Se ainda estivssemos falando de umas três ou quatro dcadas atrs, eu at poderia concordar que haveria alguma dificuldade para que se fizesse uma reciclagem ou para que se encontrassem informações a respeito de empreendedorismo, mas hoje o acesso internet uma porta acessvel a um mundo de ferramentas muito teis a todos os gostos e perfis.
 
Todos os dias sai uma notcia empreendedora, um produto novo lançado, uma opinião de um especialista publicada, mas mesmo assim a pessoa não est nem a, achando que nada poder influenciar a evolução de seu comrcio.
 
Hoje, muita gente vende de tudo a todo momento e a todo canto. Como competir? Como sair na frente?
O seu diferencial começar na aprendizagem. Procure ao menos passar os olhos rapidamente naquelas notcias publicadas logo no incio do dia. Depois procure no site de buscas alguma informação pertinente ao seu ramo de ação. Uma palavra-chave e pronto: um mundo de informações, em fração de segundos, na telinha do computador. 
 
Não se atenha apenas ao que se refere sua atividade, mas a seus colaboradores. Sites de gestão de pessoal, dicas de motivação, reciclagem, tcnicas de vendas, são alguns dos pontos para que o seu colaborador não fique na mesmice e não se engendre no caminho do desânimo e do mau-atendimento. Eles precisam e esperam de um lder uma atenção especial, um olhar de valorização profissional que seja.
 
A busca e a absorção de informações pertinentes para o andamento dos negcios e para os colaboradores são fontes ricas e necessrias para que haja uma aprendizagem focada e continuada e, por consequência, evitar a estagnação de sua evolução pessoal e empresarial.