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Estar bem preciso

Na coluna desta semana, professor, Wanderley Rodrigues Junior, lembra que para ser empreendedor são necessrias: convicção e pr-atividade. Alm de cuidados com a sade, planejamento e humor (confira). 
 
Wanderley 2016Publicado- 22/01/15
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intrprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e lngua portuguesa para concursos pblicos.
Foto- Edi Souza e Nalva Lima
 
A desmotivação nem sempre fruto do desgaste cerebral e do desânimo. Comprovado cientificamente, o preparo do corpo, o alinhamento fsico necessrio para que haja uma aproximação com o equilbrio e, assim, a vontade e a convicção em empreender com vigor atinge um inevitvel crescimento.
 
Não se iluda com quem diz que empreendedor de sucesso aquele que acorda tarde e entra no horrio que quiser na empresa. 
‘Deus ajuda quem cedo madruga’ não s um dito da cultura popular, mas um tpico que especialistas j comprovaram: quem acorda cedo produz mais e melhor. 
Aps uma boa noite de descanso, em mdia 8 horas, uma pessoa torna-se proativa e mais produtiva, afinal o ser humano não um animal com caractersticas naturais noturnas. Repare as pessoas que dormem pouco ou que exercem funções noite. Geralmente vivem tensas, nervosas, em tratamento, precisando de remdios de uso contnuo. 
 
Passaram-se a existir trabalhos noturnos por causa de uma revolução industrial onde não se podia parar de produzir, pois era disso que a modernidade necessitava. Mas se h a necessidade em se trabalhar no perodo noturno, h de se reforçar algumas dicas a seguir.
 
Exerccios fsicos são um verdadeiro estimulante, alm de um remdio preventivo a doenças do coração. Ioga, futebol, corrida, natação, ginstica, enfim, toda atividade ser vlida e bem-vinda a partir de uma avaliação e acompanhamento mdico e de execução moderada. Não tente recuperar anos de sua vida ociosa em 3 horas de treino pesado dirio.
 
Muitas vezes com 15 minutos pulando corda ou 30 minutos andando ajudam a despertar o corpo para prepar-lo para o seu dia.
Planejar o dia logo no incio muito mais produtivo, pois talvez seja o nico momento de silêncio que você consiga usufruir dele. As primeiras horas acordado com a cabeça descansada promovem reflexões mais facilmente para ajudar a priorizar as ações do dia. Manter a cabeça descansada essencial. Por isso, aps uma situação estressante, beba gua e reserve dez minutos de descanso e, se possvel for, caminhe um pouco.
 
Dentre os afazeres listados, sempre h um ou outro mais pesado ou desagradvel a ser executado. Não se iluda postergando-o. Ao contrrio, coloque-o como sendo o primeiro item a ser executado no dia. Aproveite o nvel maior de energia que se tem pela manhã para executar as tarefas mais difceis. Tão breve o tenha exterminado, você perceber que as outras tarefas transcorrerão bem mais agradavelmente.
 
O caf da manhã uma das principais refeições do dia. quando o organismo recebe a primeira nutrição aps um perodo de repouso e todas as vitaminas, protenas e sais minerais são melhores absorvidos. Mas nada de exageros. Dê preferência s frutas, sucos naturais, pão integral, manteiga ou margarina light e iogurtes. Nada de frituras, pães com creme e embutidos. Corpo leve, cabeça leve.
 
Liderar e empreender não devem ser palavras que trazem martrio, mas satisfação e prazer.