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Quando menos mais

 “Fidelize pela qualidade e não pela quantidade”, est a lição de professor Wanderley Rodrigues Junior esta semana. Segundo o colunista o segredo da comunicação de vendas est no chamado ‘frissom’ (confira).
 
Wanderley 2016Publicado-02-04-15
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intrprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e lngua portuguesa para concursos pblicos.
Foto- Edi Souza e Nalva Lima
 
Passando por alguns sites e pginas de redes sociais de alguns conhecidos meus, reparei em um erro grave e corriqueiro que acontece talvez movido pela associação da falta de informação com a avidez pelas vendas rpidas e urgentes: a complexidade de textos longos e poluição visual.
 
O cliente tem que ser instigado a consumir e não pressionado a isso. O que quero dizer que não recomendvel despejar milhões de informações sobre o cliente de forma que ele absorva sem digerir a sua oferta. 
 
Sabe aquele vendedor que fica na porta da loja mal esperando você se aproximar e gruda em você como carrapato? Situação agradvel? Lgico que não! Pois o efeito igualzinho tambm eletronicamente.
 
Muitas cores fortes, letras garrafais em excesso, vrias caixas de texto espalhadas em uma s tela, musiquinhas (estilo caminhão de gs) de fundo, tudo perfeito para que seja um perfeito repelente ao seu futuro-ex-cliente.
 
Sabe aquele captulo da novela, geralmente da sexta-feira para o sbado, ou aquele episdio de fim de temporada de alguma srie sua favorita? Exatamente saber causar aquele frissom em querermos ver e saber o que acontecer na sequência o meio que encontram para fidelizar o cliente televisivo at o prximo captulo ou episdio. E a expectativa sempre grande, não mesmo? 
 
Se muitas informações forem despejadas de uma nica vez, o encanto acaba.
 
O ideal exibir o bsico de modo ainda a construir aquela sensação de prximos captulos para que, a sim, o cliente queira, por prpria vontade, entrar em contato e procurar outras informações pelo produto ou serviço.
 
Alm de que textos muito longos e sem dinâmica causam desinteresse na leitura e o pior que, baseado neste primeiro lido, produzida na cabeça do cliente a informação de que todos os demais textos no site seguirão nesta linha, ou seja, por causa de um que causou uma m impressão todo o resto fica perdido.
 
Deixe para detalhar, esmiuçar e estender a conversa quando o cliente lhe procurar. Da a hora de procurar ser emptico e ter o cuidado em não se tornar o vendedor
carrapato. Responder somente o necessrio e deixar o cliente vontade são pontos positivos de uma boa venda. 
 
Fidelize pela qualidade e não pela quantidade.