Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Inovar preciso... sempre! 50

Inovar preciso... sempre!

Quem não gosta de inovações? Quase todos gostam! Na coluna desta semana o professor Wanderley Rodrigues Junior, faz questionamentos importantes que podem auxiliar na avaliação da necessidade e na busca por inovações em seu negcio (confira). 
 
Wanderley 2016Publicado-09-04-15
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intrprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e lngua portuguesa para concursos pblicos.
Foto- Edi Souza e Nalva Lima
 
O negcio vai bem, então para que preocupações, correto? Errado!
 
O mercado uma verdadeira montanha-russa. Ora est tudo muito bem, tudo l em cima, sem nenhum problema vista. Mas, eis que de repente, por alguma notcia na imprensa internacional, algum acontecimento inusitado dentro de nosso prprio territrio ou qualquer processo de boataria, j são situações suficientes para que a descida nessa montanha-russa seja feita abruptamente e nem adianta soltar aqueles gritos de desespero que ouvimos no parque de diversões. Você est preparado para se segurar firme e continuar dentro do seu carrinho para que suba novamente?
 
Por isso o famoso plano B sempre deve estar, pelo menos, na gaveta, para ser acionado a qualquer momento desses.
O segredo perceber e analisar o seu prprio mercado enquanto você estiver na ativa, ou seja, se estiver no comrcio de embalagens, por que não sondar quem o seu cliente? De que mais ele precisa e você não disponibiliza? algo de baixo custo que possa ser a sua sada para uma emergência? Haver sada para outros mais clientes do mesmo ramo? Pode-se prever uma demanda futura?
 
Atualmente você est nos negcios de salgados e doces? S para festas ou bares e restaurantes? Pôde perceber se o seu cliente, de certa forma, deu algum indcio de que gostaria de algum novo sabor ou novidade? J passou pela sua cabeça se a confecção de sanduches naturais poderia ser uma nova opção? 
 
Não se esqueça de que a insegurança e o medo do fracasso são inimigos da inovação. O esprito empreendedor deve falar mais alto e a vontade de vencer uma constante. Mesmo que errar na escolha do novo e opcional caminho, que seja a oportunidade de aprender com os solavancos dessa montanha-russa e descobrir um novo jeito de se segurar dentro desse carrinho e saber aguentar a tremulação de emoções.
 
Do mesmo modo que houve as intempries no incio do seu atual empreendimento, não ser diferente em iniciar um novo canal. Paciência e perseverança novamente deverão entrar em cena, se assim for realmente o seu intento em dar sequência ao novo desafio. Mas vejamos pelo lado positivo que você não ser nenhum novato entrando no mundo dos negcios e, com certeza, usar de toda a sua experiência como alicerce naquilo em que precisar.
Inovar não s uma questão de desejo de crescer mais, mas de repente, de sobrevivência.