Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Dificuldades e superao 51

Dificuldades e superação

O colunista professor Wanderley Rodrigues Junior, explica que para empreender necessrio muito mais que sonhos. Comprometimento, gs e otimismo são algumas das habilidades necessrias para empreender (Confira). 
 
Wanderley 2016Publicado-16-04-15
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intrprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e lngua portuguesa para concursos pblicos.
Foto- Edi Souza e Nalva Lima
 
Empreender acreditar em seus sonhos e, de alguma forma, realiz-los, com comprometimento, otimismo, garra e perseverança. Mas nem sempre a pessoa tem o gs suficiente que imagina. Estar preparado para os momentos fceis, de alegria e de gozar pleno sucesso agradvel e muito cômodo, mas e para os momentos difceis, você est tambm preparado?
 
Nunca dê murro em ponta de faca. As coisas são como elas são. Dificuldades existem, são reais e você deve estar com o esprito preparado para enfrent-las. Resistir s dificuldades aumentar mais ainda o sofrimento e angustiar-se sem necessidade. Aceitar a existência da dificuldade, encarando-a de frente, e projetar soluções faz parte de seu aprendizado e evolução como empreendedor. Deixe a negatividade de lado e parta para cima da luta!
 
Muitas vezes, por falta de preparo (mesmo que psicolgico), o empreendedor fracassado não admite os seus prprios erros e procura simplesmente jogar a culpa em quem puder, seja este um fornecedor, um parente, um amigo, em um curso ou at em mrtires abstratos, como o tempo. 
 
Lembre-se de que o maior inimigo você mesmo! Admita o fracasso, admita que não deu ouvidos a quem lhe sugerira que procurasse um curso com noções preparatrias em empreendedorismo, que pesquisasse mais, que planejasse mais e por mais tempo antes de iniciar propriamente o projeto.
 
Resistir prpria culpabilidade dar margem a ampliar o seu sofrimento e começar, infelizmente, a construir um muro de resistência a projetos futuros, alimentando a ideia de que nunca mais ser capaz de ousar em executar qualquer outro projeto.
 
Aceite o erro sendo uma parte de seu processo de evolução pessoal e profissional. Analise que o que deu errado, não no problema em si, mas nas atitudes que deveriam ser tomadas e assumidas e você não as fez.
 
Pare, pense e reflita: o problema maior a procura pela solução dele ou procurar em você maior cumplicidade em encarar o mundo de frente e encarar, compreender, digerir e assumir as responsabilidades não s de seus acertos mas tambm de seus erros?
 
At prxima semana.