Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ "Business is business" 52

“Business is business”

Na edição desta semana o professor Wanderley Rodrigues Junior, fala sobre a importância de ter foco e saber administrar as coisas separadamente. Para o professor de empreendedorismo, misturar trabalho com lar pode gerar uma qumica explosiva (confira).  
 
Wanderley 2016Publicado-23-04-15
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intrprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e lngua portuguesa para concursos pblicos.
Foto- Edi Souza e Nalva Lima
 
Ser um empreendedor determinado j não uma das tarefas mais fceis no mundo dos negcios, por uma srie de razões j explanadas em artigos anteriores e oportunos. Se administrar apenas um negcio d uma dor-de-cabeça, o que pode acontecer com quem deseja atingir a expansão para uma rede, mesmo que seja um pequeno nmero de filiais? Talvez investir na contratação e treinamento de gerentes e supervisores competentes seja a solução mais vivel. Mas nem todo empreendedor, ainda mais o iniciante, tem esse poder todo de fogo no automtico.
 
Mas quem não quer crescer? Quem não quer, em um futuro prximo, vangloriar-se e mostrar o seu pequeno imprio que fora construdo com muito suor e sangue, não mesmo?
 
Calma e muita paciência são o segredo. E foco!
Atenha-se sua administração atual, seja uma pequena porta ou um sobrado de dois andares, com foco empresarial, ou seja, acompanhe de perto as vendas, as perdas, o atendimento dado aos clientes, o retorno a solicitações de clientes e colaboradores, tendências e modismos de mercado, faça sempre que puder um pequeno balanço para avaliar se est havendo um equilbrio condizente com todo o seu trabalho empregado.
 
Muito cuidado para que, neste momento, a sua atenção não se volte para a sua casa, tentando se lembrar se o aluguel foi pago, se a conta de energia deste mês vir com aumento, se o filho recuperou a nota daquela prova, etc.
 
Uma distração desse porte o suficiente para que os canais se misturem e, por consequência, comece a fazer com que o seu ânimo seja afetado e que o seu nvel de nervosismo e irritabilidade comece a se alterar sem que você perceba.
 
Diferentemente das mulheres, se o homem tentar limpar a casa enquanto prepara o almoço, o arroz queima. Pelo menos o que reza a lenda...  e que j aconteceu comigo! Isto prova, mais que contumaz, que ter foco primordial. Isso quer dizer que s as mulheres conseguiriam executar mltiplas administrações? E melhores que os homens? Não. Quantas vezes mais a mulher cai em suas crises existenciais por ser muito mais sensvel que o sexo oposto?
 
O que estou querendo dizer que ambos não devem misturar os negcios com os deveres do lar. Enquanto estiver em uma reunião, por exemplo, evite e elimine
qualquer tipo de preocupação de teor caseiro. Por exemplo, “antes de chegar em casa, devo passar no mercado para comprar a mistura para a janta” ou “não posso deixar de ver o caderno do Jnior”. Isso s resultar em atrapalhar a sua concentração no tema em discussão, seu raciocnio ficar mais lento, pedir para que o expositor repita a ltima frase, alm de uma srie de outros pontos que eu poderia descrever, alguns at mais vexatrios.
 
O contrrio tambm verdadeiro, ou seja, quando estiver em casa, nem que seja passando o aspirador no quarto das crianças, evite tentar se recordar do agendamento de uma visita a um cliente importante, como ser que ficar o resultado das vendas do mês, etc.
 
Quando sair de casa e estiver rumando ao trabalho, comece a focar o trabalho, desde a entrada at a sua mesa, colaboradores, movimento, etc. V se ambientando. Nunca existiu casa para você.
 
De mesma forma, volte a se preocupar com o seu lar e seus afazeres domsticos somente quando sair do seu empreendimento. Dentro de casa, o esprito “businessman” deve ser exorcizado.
 
Não s lcool e direção que não se devem misturar; negcios e lar tambm uma mistura explosiva e muito prejudicial a todos os envolvidos.