Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Comparaes sem iguais 66

Comparações sem iguais

Essa semana professor Wanderley Rodrigues Junior recomenda: “Algumas comparações são at saudveis uma vez que fazem com que o indivduo corra atrs de melhorias e de novas atitudes e oportunidades para o seu crescimento”. 
 
Publicado: 30/07/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intrprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Lngua Portuguesa para candidatos a concursos pblicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Wanderley 2016Seres humanos que somos estamos propcios a não resistirmos tentação da comparação. E olha que nem sempre com o empreendimento vizinho, mas conosco mesmos. 
 
Algumas comparações são at saudveis uma vez que fazem com que o indivduo corra atrs de melhorias e de novas atitudes e oportunidades para o seu crescimento. No entanto, ficar apenas olhando o vizinho, comparando-o com o seu empreendimento, com os seus colaboradores, com os seus produtos e serviços e não tomar nenhuma atitude isso simplesmente não uma atitude nem um pouco saudvel para o seu empreendimento. Muito menos para você mesmo.
 
Mas muito cuidado com as comparações feitas, pois tudo deve ser avaliado baseando-se na sua realidade. Ningum igual a ningum. Podem coexistir dois, três empreendimentos comercializando exatamente os mesmos produtos ou serviços, no entanto, qual a condição financeira e de vivência profissional de cada um?
 
Não queira montar uma loja que venda eletrodomsticos comparando-a com uma das unidades da “Casas Bahia”, por exemplo. Repare bem na estrutura dela, quanto tempo est no mercado, quais são os fornecedores, qual a poltica de sustentabilidade dela, etc. 
 
Mesmo que não seja para se comparar a um grande magazine, mas com o vizinho de bairro. As perguntas devem ser levantadas e respondidas da mesma forma: com quanto ele pôde começar investindo? Houve planejamento? Dentro desse planejamento houve a necessidade de ajustes? Quem são os fornecedores dele e qual a poltica de negociação entre eles? Enfim, estas são apenas exemplos para se iniciar uma pesquisa e uma reflexão.
 
Comparar fcil. O difcil saber como tudo se desenvolveu e em sob quais condições o vizinho chegou aonde est hoje.
J diz um ditado popular que “o jardim de meu vizinho parece sempre mais florido que o meu”. Mas ser que por falta das opções de diversificação de  flores ou pela falta de cuidados que você est tendo com o seu? Ser que, apesar de serem exatamente iguais, você est se dedicando totalmente aos cuidados necessrios como ele tem o zelo de fazer?
 
Compare sim, mas de forma que você possa identificar em que ponto h algo errado e como poder consertar e diminuir as suas deficiências. Evite comentrios comparativos desnecessrios de superioridade ou de inferioridade. Faça de cada dia seu uma oportunidade de progredir sob avaliações criteriosas e produtivas, aprenda com os pontos negativos, consertando-os, e valorize os positivos, conservando-os e melhorando a cada dia.
 
E, quem sabe qualquer dia desses, você tambm não se torne referência de comparação a algum?