Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Tudo possvel 69

Tudo possvel

No artigo desta semana, o professor de empreendedorismos Wanderley Rodrigues Junior pontua: “Deus lhe dar a oportunidade sim, entretanto o que você far com ela ser de sua inteira e nica responsabilidade”. 
 
Publicado: 20/08/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intrprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Lngua Portuguesa para candidatos a concursos pblicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Wanderley 2016Sem dvida nenhuma, o brasileiro de uma maneira geral considerado o povo mais religioso e com esperanças que existe. A crise aperta, “mas com f tudo se ajeita”. H alagamento ou desmoronamento, “mas Deus h de ajudar”. Sim, a f e o persistente otimismo fazem-se necessrios em nosso dia a dia, dando-nos uma força motivacional extra, seja nos relacionamentos, seja nos negcios.
 
Mas nem tudo acontece por milagre. Deus lhe dar a oportunidade sim, entretanto o que você far com ela ser de sua inteira e nica responsabilidade.
Confie e acredite em seu potencial. Não entre em uma onda de baixa-estima por inconsequentes comentrios de terceiros que, s vezes, vêm com carter invejoso e de desdm. Mostre que você mais e que pode manter-se firme s suas convicções com base em um ideal de estudo e planejamento.
 
Estude sobre o seu ramo de negcios, v atrs da informação necessria. Hoje inaceitvel ouvir de um empreendedor “eu não sabia” ou “ningum me falou” porque a informação, diferentemente de uns vinte anos atrs, est na palma de nossas mãos com tanta tecnologia disponvel em forma de “smart phones”, “tablets” e onde a internet ilimitada fonte de referências.
 
Se não tentar, nunca saber se daria certo ou não. “Mas eu tenho medo de não dar certo.” Continuar com este tipo de pensamento melhor realmente nem prosseguir. Erros foram feitos para serem consertados e haver uma aprendizagem com eles e não para serem repetidos e tornarem-se motivos para desistência. Uma criança s aprende a andar caindo, não mesmo? E quando se sente segura dispara a correr! 
 
Tudo na vida existe graças a um começo, um incio que um mistrio at o momento em que se torna realizvel e começa a fluir. Lgico que o medo, os anseios e receios existem, pois fazem parte da natureza humana, uma autodefesa inerente a todos ns. Embora essa natureza fale mais alto, você tem que tomar a iniciativa em agir, tentar e prosseguir. 
 
“No meio do caminho tinha uma pedra (...)”, j dizia o poeta.
Ora, que cada tropeço em cada pedra pelo caminho seja um motivo para saber a hora de se desvencilhar delas, de saber começar a pular os pedriscos at chegar o momento que conseguir saltar rochedos!
 
Com preparação e determinação coisas incrveis acontecem o tempo todo para que possamos nos espelhar e refletir com elas. Nessa semana mesmo me deparei com a notcia de que um cidadão alagoano fora resgatado de um sistema de trabalho escravo em que viveu por 14 anos. Aprendeu a ler e a escrever, começou a trabalhar como pedreiro, juntou dinheiro e hoje um empresrio possuidor de uma “lan house”.
 
Como eu j mencionei em vrias oportunidades, ser empreendedor acreditar, acima de tudo, em seus sonhos, valorizar o seu eu e, acreditando nisso, agir em conformidade. Uma vez que assim o fizer, você j ganhou a batalha.
 
Mas a luta continua.