Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Realizao x Felicidade 73

Realização x Felicidade

No artigo de hoje o professor Wanderley Rodrigues Junior, especialista em empreendedorismo afirma: “Não fique apegado somente ao tempo e aos ndices que devem ser alcançados dentro de prazos em seu empreendimento. Ser empreendedor e saber empreender muito mais e alm do que se pode conter entre quatro paredes”. 
 
Publicado: 17/09/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intrprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Lngua Portuguesa para candidatos a concursos pblicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Wanderley 2016Você feliz, você est feliz ou você se considera uma pessoa realizada? Eis as perguntas que não querem calar!
Nem sempre uma pessoa feliz tem todos os seus sonhos realizados e nem sempre ter a realização de um sonho pode trazer uma felicidade plena, portanto, não se entusiasme em excesso para que não se ganhe, l na frente, uma caixa de frustração.
Posso ser feliz com tão pouco? Sim! Muitas vezes estar ao lado dos filhos simplesmente, lev-los ao parque para jogar uma bola, vê-los com sade, crescerem e tornarem-se adultos responsveis e exmios cidadãos com valores de bem j o suficiente para que a sensação de dever cumprido e de felicidade encha o coração e apazige a alma.
 
Posso fazer de cada dia uma luta diria para que haja o alcance o mais breve possvel da realização de um sonho e, no entanto, aps passar o êxtase desta realização voltar a um sentimento de vazio, de ainda estar faltando alguma coisa. Por exemplo, a aquisição de um carro zero. Comprei, finalmente consegui, mas e agora? O que vem depois? O sonho foi realizado e tudo se acaba? O meu tempo simplesmente para? A roda da vida deve continuar!
 
Então a grande pergunta “o que eu quero para a minha vida?” Realizações a curto prazo nos remetem a uma desvalorização do nosso prprio tempo. Tempo esse que deveria ser melhor aproveitado não s para simples e corriqueiras realizações, mas para se viver plenamente.
Sim, as conquistas devem ser engendradas tambm como complemento de nossa busca por realizações e sensações de satisfação, mas o que quero realmente dizer que ns não devemos nos enganar com a falsa sensação de realização dita plena com aquisições materialistas e imediatistas.
Procure em seus planos e projetos aquelas ações que perpetuariam a sua satisfação pessoal, que lhe trariam a felicidade mesmo que a sua vida mudasse da gua para o vinho... ou do vinho para a gua! O que você fez da sua vida que o tornou uma pessoa completamente realizada? Ser que a simples compra de um carro seria o suficiente?
 
E se eu nunca tiver condições de juntar valores para estas conquistas? Ser que eu não poderia fazer nada que não houvesse injeção de recursos?
Ouvi certa vez que uma pessoa para se sentir realizada deveria ter um filho, plantar uma rvore e escrever um livro. Metforas que devem ser interpretadas, analisadas e compreendidas.
 
Ter um filho perpetuar o seu ser, dar continuidade de sua existência de certa forma, deixar um legado. Não adianta deixar como herança o seu empreendimento em testamento sem que se tenha feito a diferença. 
 
Uma rvore plantada a forma de semear ideias, adubar com ações e colher frutos de bons resultados. E que sejam frutos que outros possam ter acesso. J pensou em fazer uma doação de uma pequenina parte de seu rendimento a uma instituição sria de caridade ou assistencial? Ou uma participação assistencial em orfanatos para contar histrias ou em asilos para conversar com aqueles que foram l largados prpria sorte? Por que não idosos e rfãos não poderiam ser agraciados com uma sensação de bem-estar, de saber que em algum lugar eles têm um anjo da guarda a quem eles podem retribuir com bons pensamentos e boas vibrações? Eis o plantio da rvore da vida, a ramificação de galhos de bondade e esperança infinitamente sendo ampliados para que se torne em uma copa verde e florida de sorrisos.
 
O que se faz na vida fica marcado na histria da sua existência. Os grandes atos, batalhas e conquistas dos povos antigos foram contados de boca em boca. Eis que escreveram a grande histria da humanidade sem a utilização do papel. Sempre d tempo de começar a escrever a sua histria.
Não fique apegado somente ao tempo e aos ndices que devem ser alcançados dentro de prazos em seu empreendimento. Ser empreendedor e saber empreender muito mais e alm do que se pode conter entre quatro paredes. 
 
Seja uma pessoa realizada e seja feliz!