Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Autoconfiana 74

Autoconfiança

Essa semana o professor de empreendedorismo Wanderley Rodrigues Junior questiona: “Quantas vezes você j planejou e tentou iniciar um negcio e paralisou o processo no meio do caminho?”. No artigo da semana o professor ensina exerccios para romper fronteiras e partir para ação. 
 
Publicado: 25/09/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intrprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Lngua Portuguesa para candidatos a concursos pblicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Wanderley 2016Quantas vezes você j planejou e tentou iniciar um negcio e paralisou o processo no meio do caminho? Ainda não estava preparado suficientemente, o orçamento ficou alm do limite esperado por terem aparecido muitos imprevistos, estão lhe faltando ideias inovadoras e falta de mão-de-obra qualificada podem ser algumas das mil e uma desculpas para que se construa um verdadeiro muro de Berlim entre o seu sonho e a sua meta de realização. 
Onde est a dificuldade verdadeiramente?
 
Segundo pesquisas e levantamentos realizados nos ltimos anos, mais de 80% dos casos estão na autoconfiança do prprio empreendedor que, por algum motivo, est enfraquecida ou inexistente.
Pensemos juntos: mais fcil errar e nada dar certo com quem est entrando no mundo dos negcios apenas com a cara, a coragem e algumas dicas de conhecidos ou com quem foi atrs de informações reais sobre o ramo em que se deseja empreender, frequentou cursos de empreendedorismo, procurou fazer leituras, em jornais e revistas, sobre a sua atividade comercial e at j sondou o mercado financeiro a respeito de tendências econômicas sobre a sua temtica?
Então o que lhe falta a autoconfiança.
 
Mais do que ningum você deve acreditar firmemente em você mesmo e em suas capacidades que foram desenvolvidas e melhoradas a partir de muito esforço, dedicação e estudo. Tudo aquilo que você começar a fazer não sair do zero. Tenha convicção de que você est preparado e qualificado para enfrentar um novo desafio em sua vida e que, por mais que falhas possam aparecer, todo processo constitudo de uma nova aprendizagem a cada dia, a cada instante, a cada novo contato.
 
Especialistas, não s em empreendedorismo como tambm em psicoanlises, recomendam o seguinte exerccio: fique frente de um espelho, preferencialmente de corpo todo, logo ao acordar e repare muito bem qual a imagem que est bem sua frente. Você quer ver ali um guerreiro, um batalhador, um vencedor ou um fracassado que nem ao menos se permitiu dar uma chance ao prprio crescimento?
 
Diga em voz alta que hoje ser um dia melhor do que foi ontem e que você não sabe o significado de palavras negativas e desmotivadoras, que o seu sangue est fervilhando vido pelo trabalho rduo e pelo sucesso cujos resultados trarão todos os mritos e recompensas não s a você mas a toda a sua famlia.
Erga cada vez mais a cabeça e sinta uma energia boa e crescente tomar conta de seu coração e sinta-a correr, como uma descarga eltrica fortalecedora, por todo o seu corpo, bem como a sua cabeça ao mesmo tempo leve das preocupações dirias, mas com mil ideias novas para serem estudadas e colocadas em prtica sem medo.
 
Foco, determinação e autoconfiança são itens importantes no caf da manhã servido ao seu esprito empreendedor para que este fique bem nutrido e fortificado a cada incio de um novo dia. Ou você prefere ficar s no pão com  manteiga?