Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Angstia improdutiva 82

Angstia improdutiva

Essa semana a coluna de empreendedorismo do professor Wanderley Rodrigues Junior fala sobre a necessidade de buscar o equilbrio, corpo e mente na hora de empreender: “Mesmo não querendo ou tentando evitar, aquele que est envolto pelo esprito empreendedor antes de tudo um ser angustiado. Mas pode (e deve) ser diferente”. 
 
Publicado:10/12/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intrprete, coordenou a Academia de  Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo,  microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Lngua Portuguesa para candidatos a concursos pblicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
Wanderley 2016 
Mesmo não querendo ou tentando evitar, aquele que est envolto pelo esprito empreendedor antes de tudo um ser angustiado.
Angustiado por querer obter resultados de crescimento e financeiro de curto prazo. Irriquieto por estar frente e não conseguir delegar. Aflito por saber de seu cliente a avaliação de sua satisfação quanto ao serviço prestado ou ao produto consumido. Desesperado por uma resposta do banco ao seu pedido de financiamento ou daqueles com quem est em conversação para o andamento de um fluxo contnuo de negcios. Em suma, um ser beira de um ataque de nervos!
 
Mas pode (e deve) ser diferente. Lembre-se de que aquele que atira para todos os lados desesperadamente não acerta nada e apenas gasta preciosa munição. Mais vale uma negociação concreta a longo prazo do que um resultado sazonal obtido a curto.
 
Eu j salientei por diversas vezes (e, com certeza, esta não ser a ltima) que o mundo dos empreendimentos uma terra em que se entra com a necessidade de manter-se com uma visão ampla e geral da situação e focada quilo que se pretende.
 
O afoito s saber fazer sangrar os seus recursos exaustão, colocando em risco toda a operação com o medo dos erros, que lhe são bem pertinentes e peculiares, bem como perder-se em um processo que deveria ter sido feito com base em uma estratgia previamente definida e embasada em resultados de testes tambm previamente colocados a campo.
 
Calma, ponderação, acatar sugestões e tempo para avaliação do projeto são alguns pontos essenciais e necessrios que sejam adotados para que falhas sejam previstas, ajustes sejam feitos e soluções estejam prontas para serem colocadas em ação oportunamente.
 
Mas, infelizmente, a angstia exagerada, que pode levar ao descontrole emocional, que acomete os empreendedores em desequilbrio e despreparados muito nociva aos negcios, principalmente, sua sade emocional. Quantos, por conta desta excessiva e vã pressão, agravam sua hipertensão e acabam correndo aos hospitais com fortes palpitações? 
 
importante termos em mente que extremamente necessrio gerenciar as ansiedades embutidas no processo gerencial de todo e qualquer negcio e em qualquer fase de seu desenvolvimento.
 
Se ainda esse empreendedor soubesse administrar a sua angstia, moderando-a e implementando-a com boas doses de sabedoria, humildade e interação com os profissionais de sua empresa, criaria uma tensão saudvel que ajudaria sua organização a se ajustar, como entidade viva que , s exigências sempre renovadas de sua
clientela.
 
Uma atitude saudvel saber dosar essa angstia no cotidiano de sua empresa a ttulo de antecipar tendências de consumo e descobrir vontades ainda não captadas por nenhuma pesquisa de mercado, a se posicionar junto aos clientes mais exigentes a ponto de transformar sua marca numa referência de parceria, de qualidade, de confiabilidade.
 
Saber dosar as suas ansiedades agora colher resultados benficos em um futuro prximo dentro de um empreendimento tambm saudvel e com resultados e desenvolvimento fortificados. Depois s aproveitar sem moderação!
 
Outras informações: 
http://portuguesfacilparaconcursos.blogspot.com.br/2015/10/interpetacao-de-textos-cespe-treino.html
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.