Home/ Editorias/ Diversidade/ "Setembro: um ms azul"

“Setembro: um mês azul”

Descrição de Imagem: Vinicius Schaefer esta com uma camisa social azul, e explica o porque da escolha da cor azul para o Setembro Azul. Fim da Descrição de Imagem.
 
 
Em artigo especial, o primeiro colunista surdo do pas, Vinicius Schaefer explica aos leitores, porque a escolha da cor azul na comemoração do “Dia Nacional do Surdo”: “A cor uma homenagem aos surdos e autistas que sofreram com a opressão, durante a Segunda Guerra Mundial, perodo no qual as pessoas com deficiência tinham que usar uma faixa de cor azul fixada no braço, para que fossem facilmente identificadas e mortas pelos Nazistas”. 
 
Publicado: 21-05-15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes
Colunista: Vinicius Schaefer o primeiro colunista surdo do pas, a escrever sobre trabalho e valorização da diversidade fundador da Viva Acessibilidade, Administração Geral e Ps-graduado em LIBRAS, atualmente cursa Licenciatura em Matemtica. Trabalhou em banco durante alguns anos no setor administrativo, foi professor de Libras em diversas universidades em São Paulo.
 
Falarei hoje sobre o setembro azul. No dia 26 de setembro comemora-se o “Dia Nacional do Surdo”, por isso esse mês muito importante para a Comunidade Surda. Durante o mês de setembro são realizados diversos eventos, como: festas dos surdos, seminrios, congressos, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências pblicas, exposições e caminhadas. Esse dia foi oficialmente reconhecido pelo Ex-Presidente do Brasil Lus Incio Lula da Silva com o nmero de Lei N 11.796 de 29 de outubro de 2008.
 
Para o surdo muito importante a comemoração do Dia do Surdo, pois as pessoas que desconhecem essa causa têm a oportunidade de receber informações e conhecer um pouco mais sobre nossa cultura.
 
O dia 26 de setembro foi escolhido, pois neste mesmo dia em 1857 foi criada a primeira Escola de Surdos no Brasil, na cidade de Rio de Janeiro, chamada de: “Instituto Imperial de Surdos-Mudos”, hoje INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos e reconhecida como uma escola de referência para os surdos que oferece inclusive cursos de Ensino Superior.
 
Vocês sabem o porquê da cor azul? Ela foi escolhida pelo Dr. Paddy Ladd (um surdo), em homenagem aos surdos e autistas que sofreram com a opressão, durante a Segunda Guerra Mundial, perodo no qual as pessoas com deficiência tinham que usar uma faixa de cor azul fixada no braço, para que fossem facilmente identificadas e mortas pelos Nazistas, porque eles acreditavam que  as pessoas com deficiência eram incapazes. 
 
Por isso como surdos, temos que ter orgulho das comemorações organizadas, pois uma das funções dos eventos estimular o amor-prprio e valorizar o esforço da comunidade surda em busca de inclusão social. 
 
Movimentos assim são necessrios para mostrar que somos sim capazes. uma oportunidade para que empresas e rgãos pblicos recebam informações sobre o potencial de cada um. S a informação capaz de reduzir ou acabar com os preconceitos; ela auxilia a população  olhar para as pessoas com  deficiência como algum que pode produzir e acrescentar para o progresso da sociedade. 
 
Outras informações:
acessibilidade@gmail.com
Telefone: (011) 97170-6110
http://www.vivaacessibilidade.com/
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.