Home/ Editorias/ Qualificacao/ POR QUE INOVAR? PSICLOGO LISTA QUATRO PERGUNTAS PARA TORNA SUAS VIDAS MAIS EFICIENTES

POR QUE INOVAR? PSICÓLOGO LISTA QUATRO PERGUNTAS PARA TORNA SUAS VIDAS MAIS EFICIENTES

Na coluna desta semana, o Psiclogo Organizacional Felipe Siqueira dialoga sobre: Por que inovar?! - “Inovadores não gastam esforços com o passado!“- releva o colunista.

Descrição de Imagem: O colunista Felipe Siqueira, esta usando um blazer cinza com uma blusa da cor rosa e com os dedos proximos ao olhos indicando que est pensando. Fim da descrição de imagemPublicado: 02/02/16
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo Organizacional, habilitado em Coaching, com especial ênfase para Recursos Humanos e suas principais relações com o desenvolvimento. Mestrando em Conhecimento e Inovação para Empresas possui formação e carreira em Administração de RH. Atualmente geri e coordena programas institucionais para Gestão de Pessoas numa Indstria de Laticnios. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
Inovadores não gastam esforços com o passado!
 
Agora que refletimos sobre o que inovação, precisamos pensar em por que se acredita que a inovação importante? Por que tantos profissionais e tantas instituições tentam disseminar esse conceito nas organizações e por qual causa tantos incentivos e linhas de suporte estão sendo atualmente desenvolvidas e oferecidas no mercado, para pessoas e companhias de todos os portes e segmentos que enxergam a necessidade de inovar.
Minha conclusão parte de um ponto de vista relativamente simples: as pessoas são e querem ser diferentes e, por isso, querem comprar produtos e contratar serviços que as diferenciem de outras pessoas, ou que tornem suas vidas mais eficientes. Por consequência disso, as organizações precisam oferecer produtos e serviços inovadores para que os consumidores optem por suas soluções e não a dos concorrentes. Para tanto, surge necessidade de entregar produtos e serviços cada vez melhores. Hoje, com os acessos internet temos disponveis: pesquisas e comparações, que podem ser feitas em apenas alguns cliques, considerando o fluxo de comunicação incessante por redes sociais, onde pessoas compartilham e comentam tudo. Como suprir a clientela cheia de opções atravs da inovação, num mercado tão dinâmico, desafiador e competitivo, considerando a ânsia por novidades, produtos cada vez mais funcionais, de baixo custo e com alta qualidade? 
Seja você um profissional, um empreendedor ou algum que quer empreender e ser inovador, sugiro refletir a princpio sobre: 
 
Qual a necessidade do mercado e/ou do pblico que quer atingir;
Com qual produto e/ou serviço quer e consegue fazer isto;
Quais os concorrentes e os possveis concorrentes da sua ideia;
Quais as mudanças de mercado que podem colocar seu produto e/ou serviço em risco?
 
Para surpreender seus clientes e enfrentar a concorrência, alm da novidade em si, uma boa forma de você inovar requer estar aberto a todas as ideias e oportunidades criadas por todos aqueles que possuem ligação com seu produto e/ou serviço. 
 
Estamos aqui juntos, para refletirmos. Sugiro pensar sobre esse dilogo, associando aspectos da nossa vida pessoal, pois se podemos pensar em mudar o cenrio no qual estamos inseridos, podemos estender toda esfera da nossa vida, uma vez que inovar est ligado ao futuro.
Saudações!
By – Felipe Siqueira
 
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.