Home/ Editorias/ Qualificacao/ Problemas de sade surgidos na Era Digital: diminuio da viso e ansiedade

Problemas de sade surgidos na Era Digital: diminuição da visão e ansiedade

Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: ERA DIGITAL! - “Não podemos permitir que a dependência digital exceda a nossa humanidade! ” - Observa o colunista.  
 
Descrição de Imagem: Felipe Siqueira esta usando uma blusa polo amarela e esta gesticulando. Fim da Descrição de imagemPublicado: 15/12/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
Não podemos permitir que a dependência digital exceda a nossa humanidade!
Chegamos era digital, onde o acesso aos recursos tecnolgicos e a expansão da internet se d de forma exponencial e seu uso passou de espordico para constante. Essa evolução social, nos permite “estar on line” em qualquer hora e lugar”, e referindo-se aos “celulares”, inevitavelmente criamos comportamentos de “dependência digital”.
Essa expressão evoluiu das pessoas que não conseguiam se deligar de seus computadores para entrar nas redes sociais, jogar ou navegar. Hoje, a situação se tornou mais complexa do que podamos imaginar. Basta observarmos ao redor: pessoas em todos os lugares conectadas, porm, sem interagir pessoalmente com outras pessoas. Pessoas de todas as idades estão on line o tempo todo. A dependência digital se irradia e as pessoas acessam suas informações em qualquer lugar e horrio, pois carregam aparelhos eletrônicos como se fossem parte de si mesmo. Cada vez mais atrativas, as redes sociais são utilizadas tambm pelas organizações na promoção de seus bens e serviços, com base no perfil dos usurios e seus interesses. H uma engenharia estruturada para capturar as informações via redes sociais e transform-las em contedo para as reas de propaganda e marketing captarem novos clientes, negcios ou garantir os existentes. Certamente esse assunto tão recente e tão amplo, requer muito mais que um texto. Mas o que vale ressaltar aqui que a dependência da internet, alm dos problemas psicolgicos e isolamento social que estão sendo estudados, não se pode negligenciar outros itens no quesito sade, devido radiação e ao contato direto com os aparelhos, que trazem problemas como diminuição da visão, m postura, tendinite, ansiedade, entre outros que podem impactar na qualidade de vida.
Não vamos ignorar o lado sensacional de termos a tecnologia ao nosso alcance, em pleno desenvolvimento, como um recurso digital que nos possibilita uma dimensão quase que infinita de conectividade. Como para todas as outras coisas, devemos aprender a dosar o uso da tecnologia para de fato extrairmos e aproveitarmos os inmeros benefcios que podemos ter de maneira saudvel em prol da real aproximação das pessoas e compartilhamento de conhecimento com liberdade e não como dependência.
Abraços!
By – Felipe Siqueira
 
Outras informações:
 
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.