Home/ Editorias/ Qualificacao/ EVOLUIR NA CARREIRA

EVOLUIR NA CARREIRA

Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga com: Vincius Thomaz, estudante e estagirio no ramo da Engenharia Civil, sobre: EVOLUIR NA CARREIRA! - “Alguns jovens optam por crescer e ficarem maior. Outros optam por evoluir e ficarem melhor. ” - Afirma o colunista. 
 
 Publicado: 09/11/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
Alguns jovens optam por crescer e ficarem maior. Outros optam por evoluir e ficarem melhor!
 
Felipe Siqueira – Primeiramente agradeço por conceder esse bate-papo ao Pr-Trabalhador, especialmente minha coluna, que cada vez mais oferece aos leitores contedos diversificados sobre oportunidade e carreira! Falaremos hoje sobre como deixar o trabalho ordinrio e evoluir na carreira. Para tanto, nosso dilogo desta semana ser com um jovem determinado, que se move incessantemente em busca de uma histria profissional de sucesso!  Com formação tcnica em Construção Civil, graduado em Design de Produtos e atualmente cursando e estagiando no ramo da Engenharia Civil, Vincius Thomaz compartilhar conosco um pouco da sua jornada, na qual uni a busca de uma experiência hbrida para fomentar a inovação no setor da Construção Civil. De cara peço que nos conte um pouco da sua identidade com a rea e como encontrou paixão e motivação para buscar uma carreira.
Entrevistado – Desde o primeiro contato com o mercado de trabalho j tinha clareza de grande parte de minhas aptidões, porm, como algumas eram “divergentes” na prtica, obtive dificuldade em encontrar aderência com as opções limitadas de cursos e aplicações profissionais vigentes na poca. O interessante que em pouco tempo o mercado absorveu a alocação de graduações em reas distintas de forma mais natural, muitas vezes at como diferencial, o que me despertou uma demanda de autoconhecimento sobre como me recolocar neste cenrio, abrangendo o mximo possvel de minhas aptidões.
 
Felipe Siqueira – Você acredita que encontrou sua vocação? Nos conte um pouco sobre suas perspectivas em relação ao seu futuro profissional.
Entrevistado – Sim, em determinados momentos obtive duvidas e resolvi explorar outras reas que tambm me atraiam. No caso da Construção Civil, o curso tcnico me proporcionou boas oportunidades e uma rpida inserção no mercado, o que gerou um suporte que me motivou a experimentar uma rea complementar (Design de Produtos). Ao migrar da rea tcnica para um mercado voltado para a criatividade e pensamento orgânico, enxerguei maneiras de vincular ambas caractersticas, direcionado a solucionar problemas num mercado emergente, que o da aplicação tecnolgica voltado a Construção Civil, isto me motivou a iniciar uma segunda graduação voltada a Engenharia Civil, consolidando os passos para uma carreira mais slida e alinhada aos meus objetivos.
 
Felipe Siqueira – O que para você diferencia um trabalho ordinrio de uma carreira em evolução?
Entrevistado – O simples trabalho apenas ocupa tempo e gera um honorrio peridico, o que resulta somente numa satisfação momentânea (isto quando h), sem agregar em prazer e estimulo para metas e objetivos. Alem disto, para se tornar carreira, as experiências devem alinhar com suas aptidões e ideais, levando em consideração uma linha lgica de alavancagem no cenrio futuro. muito comum pessoas terem experiências heterogêneas entre cargos simples e complexos ou em reas dissociadas. Caso o profissional saiba tirar proveito, vejo isto com bons olhos, pois tendem a abrir a cabeça e resultarem numa visão de mercado mais madura e preparada para cenrios diferenciados.
 
Felipe Siqueira – O que no seu ponto de vista preciso para outros jovens buscar e trilhar uma carreira de sucesso?
Entrevistado – Na fase de decisão a experimentação a palavra chave, você s ter real certeza tendo contato com o dia-a-dia da profissão, o que vai distanciar aquela visão glamourizada que conquista muitos estudantes, mas acabam por surpreende-los positivamente ou negativamente na prtica. 
Decidida a rea de atuação, a premissa ter clareza para onde se quer ir (objetivo) e franqueza em reconhecer em qual momento deste caminho se encontra. Como o mercado voltil e evolui cada vez mais rpido, provavelmente ir se deparar com distorções neste caminho, o que poder leva-lo a outros percursos sequer antes imaginados. 
comum hoje tambm vermos profissionais bem colocados com graduações que fogem do tradicional. Apesar disto não ser possvel em todas as reas, existem combinações de bacharelados de curta duração e/ou cursos tcnicos, complementados com cursos livres que geram maior conexão com o mercado e agilidade de inserção em reas inovadoras.
Alm do mais, não basta apenas obter um diploma e acreditar que isto seja o suficiente, pois a tendência dos profissionais j se formarem defasados em relação ao mercado grande. A capacitação deve ser suplementar e contnua. Tendo uma constante analise de maturação de mercado e conseguindo preencher estes nichos, a chance de sucesso provavelmente ser grande.
 
 
Felipe Siqueira – Arrisco dizer que a busca por uma experiência hbrida o faz abrir mãos de muitas coisas. O que você pode compartilhar conosco em relação prs e contras? 
Entrevistado – Um planejamento de carreira unitria geralmente possui uma linha lgica de ascensão mais clara. Toda carreira possui seus desafios, porem a experiência hibrida proporciona combinações que tendem a serem nicas, preenchendo lacunas de mercado inexistentes at então. Para isto, preciso um olhar clnico para se aventurar nestes novos territrios, evitando assim investir seu potencial em algo que não tenha demanda.  Ao mesmo tempo, uma dupla aptidão tambm abre um nmero maior de oportunidades, possibilitando o profissional adequar qual ênfase dar de acordo com o cenrio mais propcio.  
 
 
Felipe Siqueira – Considerando sua experiência at aqui, qual a mensagem mais valiosa que você aprendeu e pode compartilhar conosco?
Entrevistado – Autocrtica e anlise de mercado são fundamentais para traçar parâmetros que levarão o profissional ao caminho mais saudvel e compensador. Busque algo que realmente lhe preencha e que tambm tenha valor agregado, isto provavelmente lhe far motivado, projetando uma evolução continua.
 
Felipe Siqueira – Obrigado, foi show!
Abraços!
By – Felipe Siqueira
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.