Home/ Editorias/ Qualificacao/ DASHBOARD

DASHBOARD

Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: DASHBOARD  (painel de bordo)! - “Os profissionais criam as ferramentas. As ferramentas recriam o profissionalismo”! - denota o colunista. 
Publicado: 13/10/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
Os profissionais criam as ferramentas. As ferramentas recriam o profissionalismo!
Vamos dialogar sobre o dashboard, uma ferramenta que o ajudar na carreira a organizar e apresentar melhor seu trabalho, oferecendo aos seus gestores outro nvel de profissionalismo, por meio de um design mais prtico e interativo. Trata-se de uma ferramenta de gestão que pode ser utilizada para tomada de decisões, na qual possibilita uma anlise estratgica mais assertiva, acerca da forma sistemtica que as informações mais relevantes sobre o desempenho organizacional são disponibilizadas.
Partimos da tradução simples, na qual dashboard significa painel de bordo (ou painel de informação), pois contm as principais e mais importantes informações compiladas, compostas por dados de indicadores e grficos, num nico painel de fcil acesso, manuseio e visualização. Toda a informação que est arquivada nas bases de dados da empresa não possui grande serventia, uma vez que não sabemos como devemos apresentar aos respectivos tomadores de decisões da organização. O dashboard deve ser implementado sempre que existir a necessidade de avaliar e monitorar performance. Uma mesma empresa pode trabalhar com diferentes dashboards e esses podem ser praticados e aplicados em diferentes nveis, pois retratam rapidamente os principais indicadores, transmitem informações relevantes em meio alta demanda, dispõem de uma apresentação grfica simples e objetiva para melhor transmissão das mensagens, buscando combinar diferentes variveis sobre diferentes perspectivas, permitindo a interação entre as partes envolvidas.
Quando for elaborar o seu, reflita nas considerações aqui mencionadas para que ele funcione corretamente e atenda sua proposta. Não exagere nos efeitos para não estressar o usurio com o excesso de sinais que desviam a atenção e atrapalha o foco no que realmente relevante, não adicione muitas cores para manter a demonstração dos contedos de forma organizada, escolha o grfico mais adequado (aquele que combina com todos os tipos de resultados serem apresentados), não apresente dados irrelevantes, utilize a quantidade de imagens necessrias (desde que relacionadas com o real objetivo proposto no dashboard) e procure expor todo contedo em uma nica pgina, pois isso contribuir para maior agilidade ao processo de anlise das informações apresentadas. Pesquise nos sites de busca modelos para inspiração.
Beijos e abraços mltiplos!
 
By – Felipe Siqueira
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.