Home/ Editorias/ Qualificacao/ NETWORKING

NETWORKING

Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Networking! - “Na carreira não basta fazer contatos, preciso fazer um bom networking!” - sugere o colunista.
 
 Publicado: 04/08/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
 Na carreira não basta fazer contatos, preciso fazer um bom networking!
Todas as pessoas possuem o seu valor e algo a agregar. Para obter oportunidade na carreira ter um bom networking fundamental, e uma prtica recorrente de relacionar-se com outras pessoas pode ampliar significativamente suas chances no mercado de trabalho. 
 
O networking consiste em fazer e manter contato com outros profissionais. Não basta entrar nas redes sociais e adicionar o mximo de usurios e perfis disponveis, ou distribuir seus cartões de visitas nos evento em que marca presença. Para criar e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais, primeiramente observe se h potencial de relacionamento futuro para oportunidades, seja como fornecedor, parceiro de negcios, scio ou at mesmo funcionrio. 
 
Num curso, reunião importante, numa palestra, workshop ou quaisquer outros eventos que você identificar uma possibilidade que favoreça fazer contatos, ao invs de se manter em grupos conhecidos, busque um envolvimento com pessoas novas. 
 
Haja mais como ouvinte e questionador. Faça perguntas interessantes sobre o outro, construindo uma conversa que gere contedos que possam ser aproveitados futuramente, sem falar demasiadamente de si, da sua carreira e da empresa que possui ou trabalha. 
A estratgia e a longevidade do seu networking dependerão mais da qualidade das conexões que você estabelecer e do que da quantidade de pessoas que forem inseridas nela. Para manter sua rede de contatos ativa, a dica manter uma comunicação recorrente, interagindo em datas de aniversrio, enviando matria ou artigo que possa acrescentar relação e fazer a diferença. 
 
A troca de conhecimento pessoal tambm pode ser valiosa e enriquecedora, todavia, quando a conexão autêntica. Seus contatos podem transitar alm da esfera profissional, ou seja, mesmo em outros momentos da vida pessoal. O Networking pode iniciar como um processo de construção de contatos motivada por interesses mtuos, porm, podendo gerar interessantes e excelentes amizades pessoais. Crie sua rede de contatos e expanda sua capacidade de formar relacionamentos pessoais e profissionais slidos!
Beijos e abraços mltiplos!
By – Felipe Siqueira
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.