Home/ Editorias/ Qualificacao/ COMUNICAO QUE CONECTA

COMUNICAÇÃO QUE CONECTA

Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Comunicação que conecta! - “A comunicação assertiva acontece quando se estabelece uma verdadeira conexão “ - observa o colunista.
 
Publicado:14/07/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
A comunicação assertiva acontece quando se estabelece uma verdadeira conexão!
A comunicação se d por qualquer processo pelo qual compartilhamos informações, fazemos questionamentos, trocamos ideais, expressamos nossos pensamentos e sentimentos para se conectar com as pessoas e com o mundo. um precioso instrumento com o qual o meio nos explora e vice e versa. Alm do instinto de sobrevivência fsica, se comunicar uma das mais importantes necessidades humanas. 
Se faz importante considerarmos que o processo de se comunicar não restrito a fala enquanto expressão verbal, mas tambm as expressões não verbais, levando em consideração que o nosso prprio corpo fala. Na carreira a boa comunicação fundamentalmente estratgica dentro do contexto organizacional para ser ter oportunidades neste âmbito. Para tanto, precisamos desenvolver as habilidades cognitivas de nos comunicarmos, baseadas no uso da linguagem e na capacidade de se conectar com as pessoas, considerando nossas prprias caractersticas de personalidade e comportamento e aprendendo a controlar o corpo e as emoções. 
Diversas formas de se comunicar podem contribuir para uma carreira de sucesso. Um bom comunicador aquele consegue se entregar ao outro, permitindo que nesta entrega as mensagens sejam transmitidas com total clareza e objetividade, recorrendo sempre que possvel, recursos que enriqueçam o processo com o interlocutor.
O desafio de se comunicar um constante caminho rumo ao autoconhecimento, aprendizado e compreensão. Mas para isto não basta falar bem, utilizando corretamente as regras gramaticais, preciso mobilizar nossos recursos internos e externos para facilitar o dilogo. A cada interação como se atualizssemos o que vemos no outro. Portanto, permita com que o outro tambm tenha autonomia de guiar a conversa. Se assegure que a opinião correta a seu respeito foi formada, quebrando o paradigma da primeira impressão. Conviva com pessoas diferentes, busque aprender experiências vivenciadas pelo outro. Olhe nos olhos, questione o que não est claro, valorize o contedo fornecido. Se coloque no lugar do outro e reflita como se sentiria na outra posição.
Conseguir colocar em prtica esses exerccios faz parte da ação corajosa de quem busca uma comunicação cada vez mais assertiva. Com o tempo podemos adicionar mais cultura e beleza s nossas expressões, seja socialmente ou profissionalmente. Comece buscando na comunicação sua prpria identidade para expressar quem você !
Beijos e abraços mltiplos!
By – Felipe Siqueira
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.