Home/ Editorias/ Qualificacao/ ZELAR PELA SADE EMOCIONAL

ZELAR PELA SAÚDE EMOCIONAL

Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Zelar pela sade emocional! - “Somos responsveis pela condução das nossas emoções!“ - afirma o colunista.
 
Publicado: 23/06/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
Somos responsveis pela condução das nossas emoções!
Quando o assunto sade emocional ou tecnicamente denominada mental, logo pensemos em hbitos que caracterizem um modo de viver mais saudvel. O bem-estar na vida composto por abrangentes dimensões emocionais, fsicas, espirituais, sociais e profissionais. Neste dilogo, nos remeteremos a refletir sobre a responsabilidade para com a nossa prpria sade mental, buscando um estilo de vida emocional mais equilibrado. 
 
Podemos compreender de forma sinttica e definirmos sade emocional (utilizaremos este termo), enquanto o equilbrio das nossas funções psquicas, que se revelam na capacidade de controlarmos e gerenciarmos nossas emoções. Não h necessariamente algum sintoma que revele um desequilbrio emocional. Quanto melhor nos conhecemos, mais conseguiremos lidar com as nossas emoções, planejar nosso crescimento e promover mudanças significativas na nossa sade e qualidade de vida. Estar atendo s diversas dimensões do nosso dia-a-dia deve tornar-se um valor, pois a maneira como lidamos com nossas emoções tem um impacto muito grande na nossa sade emocional, podendo estender-se para sade fsica. 
 
Sonhe, cultive sua autoestima, procure estabelecer objetivos e metas realistas, permita-se presentear-se, reserve um tempo s para você, adquira novas culturas, adote pensamentos otimistas, troque experiências com quem confia, tente administrar suas preocupações, faça algo inusitado, não deixe de ter lazer, ouça seus sentimentos e emoções e faça coisas que lhe façam se sentir bem. A ausência destas e de outras esferas tambm podem gerar um estado de desequilbrio. Não podemos ignorar nossos antecedentes familiares, os ambientes em que vivemos, as nossas relações, dificuldades e os sintomas da nossa prpria sade.
 
A psicoterapia um recurso fornecido por profissionais da psicologia, no qual podemos utilizar para o auxlio na ampliação da consciência, administração dos conflitos, no enfrentamento das dificuldades, na compreensão das relações, na busca do autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida. Entretanto, não necessrio estar com um ou mais problemas especficos para buscar atendimento. O tratamento psicolgico pode tambm ser preventivo!
 
Beijos e abraços mltiplos!
 
By – Felipe Siqueira
 
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
 facebook/felipedossantossiqueira
 LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
 Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.