Home/ Editorias/ Qualificacao/ ORIENTAO VOCACIONAL

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching, Felipe Siqueira dialoga sobre: Orientação Vocacional.“A felicidade no trabalho provida da vocação!” - aponta o colunista.
  
Publicado: 09/06/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
A felicidade no trabalho provida da vocação!
 
A cada dia o mercado de trabalho oferece novas opções de carreiras e de oportunidades profissionais. Desde o nosso nascimento passamos por um processo contnuo de constituição social, cujo desenvolvimento se d por meio de transformações. 
 
Partindo deste pressuposto, podemos seguir, refletindo que não somos e somos os mesmos que ramos desde a nossa infância, e somos iguais e diferentes dos outros e de ns mesmos at desenvolvermos nossa identidade. 
 
Com o passar do tempo, vamos assumindo caractersticas que nos identificam e nos distinguem das outras pessoas, em contnua interação social e permanente metamorfose.  
 
Partindo deste raciocnio podemos compreender a importância da vocação, para que possamos ter sucesso em exercermos uma determinada profissão ou uma aptidão natural (talento) para executar algo.
 
Especialistas afirmam que a insegurança diante da escolha profissional um sintoma saudvel e produtivo, portanto, nossas dvidas não devem ser encaradas como um problema. 
 
O meu comprometimento com você, de juntos refletirmos sobre a dimensão da importância e o valor que o trabalho tem para nossa vida num contexto psicossocial e como escolher assertivamente a profissão. 
 
O processo de Orientação Vocacional o melhor recurso para obter a possibilidade de se conhecem melhor, percebendo em si: identificações, caractersticas e singularidades, podendo ampliar e transformar sua consciência e consequentemente conquistar melhores condições de desenvolvimento e especificamente no momento crucial, fazer a escolha certa. 
 
Mudar não significa fracasso nem frustração, mas sim a aceitação de desafios que a vida traz. Escolher uma profissão, cuja você tenha vocação, representa grande parcela da qualidade de vida que se pretende ter. sempre hora de compreender que seguir na direção certa fundamental para o alcance do sucesso, e que refletir isso com a ajuda de um profissional especialista, pode gerar resultados para uma vida inteira!
 
Beijos e abraços mltiplos!
 
By – Felipe Siqueira