Home/ Editorias/ Qualificacao/ COACHING PARA QUALIDADE DE VIDA

COACHING PARA QUALIDADE DE VIDA

Na estreia do colunista Felipe Siqueira, dialogamos com o tema: Coaching para Qualidade de Vida. “A transformação para felicidade s possvel com a mente e o corpo saudvel!”, sugere o colunista. A tcnica de coach ajuda adquirir o auto conhecimento, evoluir e encontrar a felicidade
 
Publicado: 02-06-15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
Sem dvida, a contemporaneidade imprime ritmos e velocidades sem precedentes ao nosso cotidiano, evoluindo com as tecnologias e tendências, gerando novas possibilidades, que impactam direta e indiretamente nossa qualidade de vida. Iniciamos aqui, uma jornada onde juntos, aprendermos estratgias para lidar melhor com as demandas que surgem ao longo do caminho. 
 
Para tanto, vamos optar por começar resgatando de forma sucinta, tomando um pouco de noção sobre o Coach. A palavra Coaching manifestou-se na idade mdia para referir-se ao condutor ou cocheiro, que conduzia passageiros por meio de carruagens de um lugar para outro desejado. 
 
Em meados de 1850, o termo foi atribudo professores e mestres de universidades em decorrência dos seus papis voltados para evolução dos alunos. No ano de 1950 o termo (pela primeira vez) foi utilizado para expressar a habilidade de gerenciar pessoas, e a partir da, surgiram tcnicas de desenvolvimento pessoal relacionadas com o processo de evolução contnua e a valorização das competências individuais de cada sujeito. 
 
O resultado desta premissa compôs toda uma estrutura, contando com uma base slida, ferramentas, material rico e individualizado, tornando o mero condutor, num treinador especializado, um Profissional Coach, que passou a trabalhar para auxiliar o indivduo na definição de metas e objetivos, gerando resultados extraordinrios num curto espaço de tempo, por meio de um processo eficaz, que visa tirar o cliente da zona de conforto, prepar-lo para trabalhar suas crenças e mudar, escolher e alcançar plenamente suas metas, em diferentes esferas. 
 
A nomenclatura Life Coaching nasceu como uma extensão do Coaching, tornando-se uma modalidade voltada para orientação do âmbito pessoal, para aquele que deseja ampliar seus horizontes e dar um novo rumo vida. Se estabelecermos, então, uma concordância em relação ao Life Coaching com a busca pela Qualidade de Vida, consideraremos a integração dessas instâncias como condição elementar para uma vida plenamente saudvel.  
 
Em termos prticos, o que podemos destacar nesse primeiro dilogo, que poderemos explorar nas nossas linhas de raciocnio os mais diversos assuntos, para que possamos ter parâmetros e caminhos de aumentar nosso ndice de satisfação e bem-estar, seja na carreira ou na vida pessoal! H de ser feita uma primeira observação neste momento: a percepção subjetiva de que todos, sem exceção podem se auto conhecer, evoluir e encontrar a felicidade, salientando que o Life Coaching um potente recurso para se viver com qualidade! 
 
Beijos e abraços mltiplos!
By – Felipe Siqueira