Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Darth Vader. Cuidado! Seu lder pode ser ele

Darth Vader. Cuidado! Seu lder pode ser ele.

Jean 4390Liderar não tarefa fcil, mas não o ttulo ou cargo que torna uma pessoa lder necessrio muito mais. No artigo desta semana o professor Jean Carlos ressalta: “O ttulo de lder não nos confere poderes sobre-humanos que justifiquem tratar os colaboradores como seres inferiores”. 
 
Publicado: 1-02-16
Colunista: Professor, Jean Carlos graduado em educação fsica e mestre em psicologia gentica pela Unicamp, personal profissional coach pela SBC, autor do livro: “Encantando Mentes”, co-autor do aplicativo Power Coaching e diretor tcnico da UP Desenvolvimento Humano.
Foto: Edi Souza, Nalva Lima e Fernando Ribeiro. 
 
Confesso que não sou um fã de carteirinha da srie Star Wars. Contudo, me intriga a maneira como o personagem Darth Vader passa de mocinho para bandido.
Entendamos o fato!
 
Darth Vader, antes de completar seu treinamento e se tornar um verdadeiro mestre de guerra, chamava-se Anakin e era uma das apostas de seu mentor Obi-Wan para manter a hegemonia do lado bom da força. Infelizmente Anakin cedeu tentação do poder do lado sombrio da força e se tornou o icônico Darth Vander.
Nesse momento do texto você deve estar pensando:
 
- Ok, e o que isso tem haver com o tema liderança?
 
Vejamos! O processo de desenvolvimento de um lder passa por inmeras fases e desde que bem feito exige um acompanhamento de mentoring, coaching ou consulting, dito em outras palavras, todo bom lder teve ao seu lado um Obi-Wan.
 
A trajetria leva anos para chegar num patamar satisfatrio, conquista de habilidades para lidar com situações que exigem resiliência, foco, tranquilidade, persuasão dentre vrias outras, requer treinamento de um verdadeiro guerreiro.
 
Os Obi-Wan do contexto corporativo - e no Brasil existem muitos dignos de nota - acreditam em seus pupilos e por isso abraçam a causa com todo o afinco na certeza que a empresa que representam, tenha ao final de seu trabalho, o melhor lder possvel para atuar do lado bom da força e proporcionar o crescimento desejado pelos executivos.
 
No entanto, alguns lderes que a princpio estavam no time de Anakin, acabam por ceder a tentação e se entregam aos desvarios que a sensação de poder exerce sobre aqueles que não sabem lidar com ele. No final das contas o lado sombrio da força ganha mais um adepto, mais um Darth Vander.
E isso pssimo para todos aqueles que investiram durante meses em treinamento para formação do lder. Antes do final da saga Star Wars, Darth Vander morre e tenta se redimir nos ltimos suspiros dando mostras de que o velho Anakin sempre esteve ali, porm o estrago feito j era grande, apesar de nunca ser tarde para revisar nossa consciência.
 
No filme, uma ficção, fica o aprendizado. Na empresa, uma realidade, fica o prejuzo.
 
Prefiro acreditar que possvel vencer tentação do lado sombrio da força. Para tanto, segue algumas orientações que aprendi com alguns dos Obi-Wan que passaram por minha vida:
 
O ttulo de lder não nos confere poderes sobre-humanos que justifiquem tratar os colaboradores como seres inferiores;
O maior papel do verdadeiro lder tornar-se um Obi-Wan para seus colabores, sabedor de que seu cargo transitrio e não eterno;
A onipotência o meio mais rpido para chegar ao lado sombrio da força, portanto, cultive a humildade exercendo sua liderança com autoridade e não com autoritarismo.
 
H muitas outras orientações que gostaria de compartilhar com você, contudo o espaço desse texto não me permite alongar demais. 
Quero, na minha consideração final, lhe desejar votos que na sua caminhada de liderança possa ter a oportunidade de vivenciar um extraordinrio processo de formação, e ao termin-la, por obsquio, junte-se queles que estão do lado bom da força, o empresrio brasileiro agradece. 
Que a força esteja com você...
 
Outras informações:
E-Mail -jean@updesenvolvimentohumano.com.br
Facebook - Prof. Jean Carlos
Whatsapp: + 55 * 17 98188-9211
Inscreva-se no canal do you tube e tenha acesso exclusivo a informações sobre liderança
Clique Aqui You Tube
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.