Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ A habilidade de liderar inata ou adquirida?

A habilidade de liderar inata ou adquirida?

Jean 4534

 
A coluna do professor Jean da abertura ao retorno dos trabalhos do Pr Trabalhador em 2016. Entre as novidades da parceria est o “Treinamento para Liderança Poltica”, voltado para essa nova fase da poltica brasileira, com menos dinheiro e mais descredito da população, vai exigir do candidato e tambm de suas lideranças conhecimento. A boa notcia que não se nasce lder (Confira o artigo e entenda melhor esse processo). 
 
 
Publicado: 27-01-16
Colunista: Professor, Jean Carlos graduado em educação fsica e mestre em psicologia gentica pela Unicamp, personal profissional coach pela SBC, autor do livro: “Encantando Mentes”, co-autor do aplicativo Power Coaching e diretor tcnico da UP Desenvolvimento Humano.
Foto: Edi Souza, Nalva Lima e Fernando Ribeiro. 
 
A pergunta que encabeça o ttulo desse artigo me foi feita em uma recente entrevista que concedi para um jovem empreendedor do marketing digital. Para responder a essa questão vou me ater a explicar primeiro os conceitos de inato e adquirido.
 
A corrente terica inatista apregoa que o ser humano j nasce com os conhecimentos intrinsicamente forjados em seu arcabouço cerebral, ou seja, como uma semente de arvore que j possui todas as “informações” necessrias para o seu desabrochar.
 
A frente terica que propõe uma visão adquirida baseia-se na proposição de que os conhecimentos são internalizados conforme entramos em contato com o meio que nos circunda, sendo assim, como uma folha em branco onde as informações são projetadas pouco a pouco. 
 
Voltando a pergunta do meu entrevistador: A habilidade de liderar inata ou adquirida? 
 
Minha resposta que a visão adquirida mais adequada. Explico!
 
Dentre as caractersticas bsicas que o lder deve ter posso citar: comunicação objetiva, visão global, domnio emocional, resiliência, dentre tantas outras. Cada uma dessas caractersticas possvel de serem desenvolvidas atravs de um bom treinamento de formação. 
 
Essa afirmação coloca por terra a concepção de que alguns nascem para liderar e outros para serem liderados. Não acredito nesse determinismo. Concordo sim que algumas pessoas, que por razão de espaço não cabe explicar nesse texto, omitem-se de assumir seu papel de liderança na sociedade.
 
O papel do lder hoje um assunto tão importante que a meu ver deveria ser tema transversal de discussão dentro da sala de aula. H um provrbio rabe que diz “um exrcito de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exrcito de leões liderado por uma ovelha”
 
Julgo que temos ovelhas demais e leões de menos, tanto dentro quanto fora do ambiente corporativo. Por isso não acho catastrfico dizer que vivemos uma crise de liderança. No meu trabalho de Coach tenho atuado com muitos jovens e percebo a angstia no olhar de cada um deles quando lhes faço a seguinte pergunta:
- Me diga o nome de uma pessoa a quem você dedicaria de corpo e alma todo o seu potencial.
 
Geralmente um silêncio enorme paira no ar!
 
Pois bem, se liderar uma competência que pode ser aprendida, por qual razão se investe tão pouco numa formação efetiva de lideres? Na minha modesta visão isso acontece justamente pelo fato de muitas empresas terem uma concepção inatista sobre o assunto. Em outras palavras, acreditam que o verdadeiro lder uma pessoa que nasce pronta para exercer tal função. 
 
Enquanto perdurar essa forma - inatista - de enxergara liderança, infelizmente, menos oportunidades serão dadas para que novos lideres possam ser formados.
Mas ouso em ser otimista e sonho com o dia em que os jovens que me procuram para um trabalho de coaching pessoal/profissional, tenham ao menos meia dzia de nomes para os quais dedicariam todo seu potencial.

Outras informações:
E-Mail -jean@updesenvolvimentohumano.com.br
Facebook - Prof. Jean Carlos
Whatsapp: + 55 * 17 98188-9211
Inscreva-se no canal do you tube e tenha acesso exclusivo a informações sobre liderança
Clique Aqui You Tube
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.