Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Dilemas que o lder pode enfrentar (parte 3)

Dilemas que o lder pode enfrentar (parte 3)

Jean 4767
 
Publicado: 14/12/15
Colunista: Professor, Jean Carlos, graduado em educação fsica e mestre em psicologia gentica pela Unicamp, Personal Profissional Coach pela SBC, autor do livro: “Encantando Mentes”, co-autor do aplicativo Power Coaching e diretor tcnico da UP Desenvolvimento Humano.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Diante desse quadro, reflita comigo! Entre dois lideres, um deve ser escolhido para ser demitido. O primeiro tem como principal competência seu conhecimento tcnico acerca da rea que atua, porm incompetente no trato com pessoas. O segundo tem caractersticas inversamente contrrias.
 
Em sua opinião, qual dos dois lideres citados acima tem mais chance de ser demitido?
Caso tenha respondido o segundo, aquele que tem uma menor competência tcnica, porm uma incomum habilidade de trabalhar com a gestão de pessoas, você errou. isso mesmo! A maior causa de demissão dos lideres no Brasil não estão vinculados ao conhecimento terico e sim pela inabilidade de gerir pessoas.
 
Recentemente, conversando com um executivo da rea de transportes, o mesmo me contou uma histria que corrobora o que descrevi nos pargrafos anteriores.
 
O Ceo Jlio (pseudônimo) disse que participou ativamente da seleção de traines para cargos de liderança na empresa que trabalhava. Dentre tantos candidatos, dois foram selecionados. Ambos com idade entre 25 e 28 anos, com graduação e ps-graduação numa das melhores universidades da Amrica do Sul e falando fluentemente outras duas lnguas alm do português. 
Mesmo com todas essas “credenciais”, o treinamento que era pra durar três meses, não passou de trinta dias. Motivo? Transcrevo as palavras do executivo:
 
- “Apesar de todo o cabedal de conhecimento dos jovens, ambos tinham uma lacuna imperdovel para quem quer exercer o papel de lder, ou seja, os dois candidatos selecionados não sabiam lidar com gente”
 
Pode soar estranho num primeiro momento acreditar que jovens aspirantes liderança, especialmente com um currculo tão apresentvel, não saibam adotar atitudes fortalecedores que inspirem os outros a cumprir com excelência suas tarefas. No entanto, infelizmente, essa uma tônica no mercado de trabalho brasileiro.
 
Para corroborar minha linha de pensamento, recorro frase de Norman Schwarzkopf, emrito general do exrcito norte americano que diz:
- “A liderança uma poderosa combinação de estratgia e carter. Mas se tiver de passar sem um, que seja a estratgia.”
 
Acredito incondicionalmente na capacidade do ser humano de transformar sonhos em realidade. Que tal então sonharmos juntos na construção de um pas cujos lideres sejam pessoas que saibam lidar com pessoas? 
 
 
 
Mais informações:
E-Mail - jean@updesenvolvimentohumano.com.br
Facebook - Prof. Jean Carlos
Whatsapp: + 55 * 17 98188-9211
 
Inscreva-se no canal do you tube e tenha acesso exclusivo a informações sobre liderança
 
Clique Aqui   You Tube - Treino de Liderança
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.
Álbum de fotos completo na pgina do Pr Trabalhador no Facebook.