Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Pensamento lateral 92

Pensamento lateral

10542067_686128408130940_1191324444_n
 
Publicado: 23-03-16
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intrprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e lngua portuguesa para concursos pblicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Esse o novo nome que est surgindo no meio empreendedor. Nada de muito susto quando se vê que não passa do famoso “pensar fora da caixa”.
Vejam vocês que at definições e nomeações se atualizam e se renovam, com o mrito de sempre trazer um ar de modernidade e de novidade tona, surpreendendo a todos.
Então por que você ainda não saiu da sua caixa?
Afinal de contas sair da caixa ou ter um pensamento lateral valer-se da criatividade, pensar em soluções que ningum viu anteriormente e que possam ser inovadoras. Sair do bvio a ordem do dia.
Por exemplo, se lhe dessem uma folha quadrada de papel e lhe pedissem para cortar em quatro pedaços iguais certamente você faria dois traços perpendiculares que se cruzam bem no meio, transformando em quatro pedacinhos de papel. Mas isso o bvio, o que a maioria pensaria. Por que não recortar este quadrado em quatro retângulos iguais ou fazer um grande X e a partir dele ter quatro triângulos iguais?
Pensar lateralmente sair dessa obviedade cotidiana e surpreender o seu pblico, seja colaborador, seja cliente.
Usar a criatividade para encontrar soluções para problemas at antigos e conseguir economizar. Criar novas formas de surpreender o cliente, saindo da mesmice promocional. Eis o desafio.
O pensamento lateral d destaque não s para o resultado final, mas principalmente, para o processo criativo, para as etapas a serem desenvolvidas e para a atenção voltada para o aprendizado final.
Isso ajuda a derrubar aquela velha maneira de pensar unilateralmente, ou seja, ver apenas o padrão, o lgico, o ideal. Entender e aceitar que sempre existirão mais meios de solucionar uma problemtica passa a tornar a vida mais fcil de ser encarada. E isso, perante os olhos do cliente, que chega e que tambm est acostumado com o padrão, algo surpreendentemente novo e atraente a ser consumido e adotado.
Quanto mais alternativas você enxergar, mais opções haver para se resolver um problema. Isso o princpio da inovação.
Quando se fala que inovar preciso, não necessrio encostar ou recolher produtos antigos e comprar novos e modernos para que se encham as prateleiras. criar um meio novo de vender algo que est ali parado, criar caminhos inovadores para se chegar a um objetivo.
Pensar lateral um exerccio, começar a perceber a cada dia o que pode ser mexido, o que pode ser feito de maneira diferente e errando cada vez menos.
Não deixe que o bvio e o previsvel se tornem uma rotina chata em sua vida. Pense lateralmente e caminhe sempre para frente.