Home/ Editorias/ Diversidade/ Fecomercirios: "Informao rompe barreiras atitudinais"

Fecomercirios: “Informação rompe barreiras atitudinais”

 Descrição de Imagem: Pessoas no evento sentadas em cadeiras e logo a frente uma mulher com vestido preto, com um microfone na mão, falando os objetivos do evento. Fim da descrição de imagem.

Encontro promovido esta semana na Associação Comercial e Empresarial de Osasco, pela Federação dos Comercirios de São Paulo em conjunto com os Sindicatos Filiados, em especial os integrantes do Sinprafarma, reuniu empresrios, poder publico, ONGs e Pessoas com Deficiência para troca de experiências e busca por novos caminhos de promoção da inclusão com qualidade. O evento foi batizado de “Caf Sensorial”.

 
Publicado: 29/10/15
Texto: Regina Ramalho 
Foto: Edi Sousa Studio Artes. 
 
 
Descrição de Imagem: Imagem do encontro,onde reuniu Empresrios, Poder Publico, ONG´s e pessoas com deficiência todos sentados em volta de uma mesa. Fim da descrição de Imagem  Encontro promovido esta semana na Associação Comercial e Empresarial de Osasco, pela Federação dos Comercirios de São Paulo em conjunto com os Sindicatos Filiados, em especial os integrantes do Sinprafarma, reuniu empresrios, poder publico, ONGs e Pessoas com Deficiência para troca de experiências e busca por novos caminhos de promoção da inclusão com qualidade. O evento foi batizado de “Caf Sensorial”.
 
Durante os intervalos das palestras a equipe de jornalismo do Pr Trabalhador conversou com os participantes. Um grupo animado de jovens deficientes da Associação Mantenedora das Mães Especiais (AMME) participou do encontro como forma de irem se acostumando a sociabilizar e ganhar independência na vida pessoal, social e profissional. 
 
No começo, meio tmidos o jovens logo foram se soltando, conversando e interagindo com as pessoas. Distribuiram folhetos informativos, sorrisos e muito carinho e carisma, o que veio de encontro com a proposta e o discurso de abertura do presidente da Fecomercirios e da UGT-SP, Luiz Carlos Motta.  “Nosso objetivo sensibilizar sindicatos e os poderes pblicos, mas tambm empresrios e multinacionais, para a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade”.
 
Essa ação em conjunto com a sociedade feita pela Fecomercirios, não s no campo das PCDs. Outra luta da entidade, que conhece bem a necessidade das mães e pais comercirios, amparar seus filhos durante o perodo que estão atendendo os clientes nos comrcios luta para que entre outras coisas, existam cada vez mais creches com horrio especial (assunto que ainda vai ser pauta especial em nosso portal).
 
João Pereira de Brito, presidente do Sinprafarma, rompeu barreiras e provocou os colegas empresrios: “ necessrio adequar suas empresas para a promoção da cidadania, pois Osasco j tem muitas Pessoas com Deficiência, qualificadas, aguardando uma oportunidade”. 
 
Mrcia Danziato, coordenadora de Intermediação de Mão de Obra da PCD- Portal do Trabalhador de Osasco desabafou: “O Ncleo de Inclusão da Pessoa com Deficiência, busca fazer um trabalho para deixar as empresas de coração aberto para incluir os PCDs”. No relato Mrcia falou das dificuldades e orgulhosa contou: “Conseguimos incluir o primeiro deficiente cadeirante”. Para alguns leitores neste momento pode surgir o pensamento: “Ela comemora a inclusão de um cadeirante, mas isso muito pouco!”. 
 
muito pouco mesmo! Mas para quem atua na rea de inclusão e conhecem todas as barreiras e preconceitos, o um (1) significa muito. 
 
Uma a uma as oportunidades de quebra de paradigmas vão trazendo a mudança que necessitamos para uma sociedade mais ‘humana’. 
Outra grata surpresa durante o trabalho de apuração do encontro foi conhecer de perto outro veculo de comunicação comprometido de fato com a questão da “Pessoa com Deficiência”. A “TV Osasco” assistida por mais 250 mil telespectadores na cidade de Osasco e 680.000 em toda região, transmitida no canal 6 e 22 Cabonet e 3 na Net.
 
De domingo a domingo a TV Osasco apresenta o programa Olhar Especial e neles as estrelas são as pessoas com deficiência que rompem barreiras e são ‘espelhos afirmativos’ para a sociedade, quebrando paradigmas e buscando a superação. A equipe do programa conta com o apoio de voluntrios e especialistas no assunto.
 
Maristela Umada Zapater Contim, foi a idealizadora do “Olhar Especial” e atualmente apresenta o programa.
 
Em entrevista exclusiva conta que desde o nascimento da TV Osasco em 2008 o prdio foi pensado para ser acessvel e contribuir para a missão dos comunicadores de propagar a diversidade e cidadania dando voz as pessoas.
 
As vitrias da apresentadora não ficaram s na vitrine de divulgação de experiência que incluir possvel. Maristela passou a contribuir em ações como Consulta Pblica como as do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência- “Viver Sem Limites”. 
 
Entre os palestrantes, Rafael Pblio, falou sobre a Lei Brasileira de Inclusão e as dificuldades enfrentadas por PCDs e cobrou envolvimento da sociedade para mudar este cenrio. 
 
Os encontros tambm são excelente oportunidade para fazer e rever amigos. Nossa equipe reencontrou o escritor Carlos Eduardo Viviani (Carlinhos), autor do livro “Sem Limites” e ativista do Espaço da Cidadania. A parte cultural contou com a soprano Giovanna Maira, que deficiente visual e emocionou a todos os presentes com seu talento. 
 
 
Outras informações:
http://www.fecomerciarios.org.br/GiroComerciario/Index/15110
http://www.aceo.com.br/
http://sinprafarmasp.org.br/
http://www.tvosasco.com.br/home/institucional/
http://www.ecidadania.org.br/
http://www.amme.org.br/o-que-fazemos
http://www.osasco.sp.gov.br/Default.aspx?ID=1
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/viver-sem-limite
 
Apoio (fonte organização do evento):
Entidades
O evento contou com a participação de vrios parceiros: Sincovaga SP, Espaço da Cidadania, Instituto Mara Gabrilli, Faces e Vozes, Associação Mantenedora de Mães Especiais, CIEE, Fundação Bradesco, Sescon e Sociedade Pestalozzi.
Participantes
Entre os presentes estavam: Edson C. dos Santos (vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco), que representou o presidente Andr M. de Melo; Sonia Rodrigues, representante do presidente do Sincomercirios SP, Ricardo Patah; vereadora Andra Capriotti; e representantes das Secretarias de Assistência Social, Educação e do Trabalho de Osasco, e da Fundação Social do Trabalho – Campo Grande (MS). 
Imprensa
Participaram da cobertura jornalstica os seguintes veculos: Jornal Pr Trabalhador e Visão Oeste, agência Nova Onda Comunicação e a TV Osasco, que atinge um pblico de 500 mil pessoas em Osasco e região, diariamente.