Home/ Editorias/ Dicas de Leitura/ Lanamento de Livro: "Trabalho de pessoas com deficincia e Lei de Cotas".

Lançamento de Livro: “Trabalho de pessoas com deficiência e Lei de Cotas”.

Descrição da Imagem: A capa Livro "Trabalho da pessoas com deficiência e Lei de Cotas" sendo mostrado por cadeirante. Fim da descrição.Publicado: 22/07/15
Texto: Regina Ramalho 
Foto: Edi Sousa Studio Artes. 
 
O estudo foi coordenado por Carlos Aparcio Clemente e Sumiko Oki Shimono e contou com colaboradores da Apae Barueri -SP, Fundação Dorina Nowill-SP, Fecomercirios-SP, Dieese, Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco, Sincovaga, Sert-Padef, Toledo Brasil Industria de Balanças Ltda, Laramara-SP, Sindicato dos Comercirios de São Paulo, alm de consultores e pesquisadores sobre inclusão. 
 
O anfitrião da casa, o presidente da UGT Nacional e dos Sindicatos dos Comercirios de São Paulo, Ricardo Patah, mesmo em recuperação de uma cirurgia na perna, fez questão de prestigiar a cerimonia e ressaltar: “Enquanto não tivermos uma visão e uma perspectiva de valorização do ser humano, não avançaremos enquanto sociedade”, declara. 
 
Em entrevista exclusiva a agência de notcias do Pr Trabalhador, Clemente que tambm coordena o Espaço da Cidadania, que h 14 estimula o debate sobre polticas pblicas voltadas para a igualdade de oportunidades, resumiu o livro em quatro pontos:
 Descrição de Imagem: Clemente explicando o livor para Regina Ramalho. Fim da descrição.
1. H pessoas com deficiência em nmero suficiente para ocupar as vagas previstas na lei de cotas. 
2. A formação das pessoas com deficiência compatvel com as necessidades do mercado de trabalho.
3. O Benefcio de Prestação Continuada – BPC não impeditivo para ocupação das vagas da lei de cotas.
4. Riscos no trabalho não são proibitivos para o acesso de pessoas com deficiência. 
5. possvel garantir a qualidade da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho.
 
“O livro traz nmeros que provam que existem sim pessoas com deficiência em nmero suficiente e com qualificação formal e tcnica para ocupar as vagas”, afirma Clemente. 
 
Descrição de Imagem: Clemente, Regina e o Professor fazem pose para foto de convidados. Fim da descrição.Em relação aos riscos no ambiente de trabalho Clemente explica: “Os riscos são os mesmos de qualquer outra pessoa”, lembra. Para exemplificar Clemente cita como exemplo o trabalho de inclusão de PCDs no ramo dos metalrgicos da região de Osasco. 
 
“Em 2015, 66% das empresas da região de Osasco, j cumprem integralmente ou contratam at mais que o previsto no artigo 93 da lei 8213/91, a chamada Lei de Cotas”, revela. 
 
Durante a entrevista Clemente chamou a atenção para ilustração que aparece no Livro. Na imagem mais abaixo podemos ver trabalhando lado a lado o porteiro do Templo de Astarde, Rama, no Egito Antigo 1250 a.C. Se apoiando em um comprido bastão por causa de anomalia em uma perna, um sinal indicativo de sequelas da Poliomielite e uma foto tirada agora em 2015 de Renildo Alcântara da Silva, que opera um moderno equipamento de usinagem na empresa CINPAL, metalrgica onde trabalha desde 2007.
 
“O que eu quero mostrar com a figura que com o esforço coletivo, podemos conquistar condições de igualdade e de oportunidade para todos, sejam profissionais com ou sem deficiência”, finaliza. 
 
Outras informações: www.ecidadania.org.br
 Apoio Cultural:
Pr Trabalhador Agência de Notcias 
www.protrabalhador.com.br 
11-4328-9551