Home/ Editorias/ Mundo do Trabalho/ Voc sabe o que significa ERP?

Você sabe o que significa ERP?

Ernesto cA equipe do Pr Trabalhador esteve no Circuito Netas e entrevistou um dos fundadores da TOTVS, o empreendedor, Ernesto Haberkorn. Durante a entrevista Haberkorn, conta um pouco da sua trajetria empresarial e explica a importância de contar com ferramentas de T.I., mais conhecidas como “ERP” para planejar e gerir de maneira integrada os recursos empresariais e obter lucro (Confira).
 
Publicado- 31/07/14
Texto- Da redação do Pr Trabalhador
Fotos- Edi Souza
 
Pr Trabalhador- A entrevista começa com Haberkorn explicando que o segredo do empreendedor de sucesso simples:
Haberkorn- O sucesso do empreendedor est no lucro. O que s possvel com uma receita, maior que a despesa. 
 
Pr Trabalhador- Simples assim! 
Haberkorn- Aqui entram as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI). Hoje mais conhecidas como Enterprise Resource Playnning (ERP) ou Planejamento de Recursos Empresariais. Elas abrangem as diversas etapas de uma empresa, conhecidas como rotinas administrativas, auxiliando os empreendedores terem uma visão do todo. Fluxo de caixa, compras, vendas, legislação, tributos, etc. Porem necessrio ser proativo, sair do mundo das ideias e ir para ação. Com organização e metas dirias realizadas no prazo e com prazer. 
 Ernesto e
Pr Trabalhador- A maior parte das pessoas tem dificuldades em cumprir metas e at mesmos defini-las. Qual a dica para o empreendedor aprender a trabalhar desta maneira?
Haberkorn- Não adianta apenas aplicar dinheiro. O mais importante conhecer o que vai fazer. Outro caminho trabalhar durante alguns anos em uma multinacional e observar os processos dos diversos setores. Em grandes organizações você aprende a cumprir normas, respeitar prazos, regras, legislação. Aprende que uma peça de uma enorme engrenagem. 
 
Pr Trabalhador- Começamos nossa conversa falando de lucro e na sequencia que não basta injetar dinheiro. De que maneira o empreendedor pode encontrar este equilbrio? 
Haberkorn- Conhecendo um pouco de tudo, de todas as rotinas da empresa incluindo a legislação. Alm de, conhecer necessrio acompanhar a concorrência porque ela sempre ir existir.
 
Pr Trabalhador- Quais os atributos deve ter um empreendedor?
Haberkorn- Para empreender necessrio equilbrio. Ser calmo, persistente, mas tambm ousado. Uma pessoa positiva e de ação. Trabalhar fazendo dele um prazer. 
Pr Trabalhador- No seu livro “Dicas de como Chegar l!” e tambm em suas palestras você fala que seu lema “Dividir para depois multiplicar”. De que maneira dividir pode fazer a diferença no mundo dos negcios?
 Ernesto d
Haberkorn- Dividir faz toda a diferença. Os homens de sucesso cedo apreendem os benefcios de dividir. Uma relação de negcio, como todas as outras s boa, quando todos os lados, saem ganhando. Deste modo o empreendedor de sucesso, compartilha experiências, conhecimento, inclusive ganhos. Um bom exemplo de divisão possvel e que gera a multiplicação de trabalho proativo, são a divisão dos lucros, com os seus funcionrios. Em minhas empresas sempre tivemos est poltica.
 
Pr Trabalhador- Você afirma categoricamente, que possvel empreender ou seguir carreira e ao mesmo tempo, com qualidade de vida, baseado em dez princpios. Pode explicar para o leitor do Pr Trabalhador de maneira breve quais são e como funcionam cada um desses princpios?
Haberkorn- 
1 Atividade Fsica todos os dias: nosso corpo como uma mquina fazendo uma analogia. Super frgil, com prazo de validade e necessidade de manutenção. necessrio mexer o esqueleto, expelir os txicos, eliminar o stress para ter foco nas metas. 
2 Alimentação... equilibrada e orgânica: Comer um pouco de tudo e tudo de pouco. De preferencia orgânica, com vitaminas, protenas, carboidratos e fibras. 
3 Dormir... o suficiente para sentir-se descansado: Luz apagada, silêncio... sem TV ligada.
4 Trabalho...fazer dele um lazer, um prazer: Acordar de manhã e lembra: legal, hoje vou cumprir mais uma meta.
5 Ler, Estudar, estar sempre bem informado: Assista palestras, leia, faça cursos. Hoje temos muita coisa boa e gratuita na prpria internet. Veja algo que te interessa e pesquise a fundo. 
6 Espiritualidade...Viver a prpria: Não importa a religião, somos todos iguais. O importante acreditar, ter f. 
7 Amar... a famlia, os amigos: aquele sentimento eterno, mesmo depois de 30 anos de casado. Não fcil, mas possvel. 
8 Inimigos...jamais tê-los: Reconcilie, evite o stress que a inimizade provoca. 
9 Agir, com ousadia, calma e persistência: Na dvida, faça. Isso ousar. melhor manter a calma, do que não alcançar o objetivo. De vrias coisas que fazemos dificilmente, conseguimos fazer de primeira, na maior parte das vezes necessrio persistência. 
10 Cumprir...as metas estabelecidas: A vida sem metas montona e estagna. Quem não tem metas passa a vida matando o tempo. Mata a vida, e não passa o tempo. Mas a meta necessita ser realista, desejada e vivel. Se não vira sonho e nunca se realiza. 
Sobre Ernesto Haberkorn- Filho de imigrantes de alemães refugiados no Brasil, Haberkon, sempre foi um estudante dedicado e começou a vida profissional no laboratrio de fotografia de seu pai. Mas isso durou pouco, formado em programador pela FGV e mestre em Engenharia da Computação. Haberkon não seguiu os passos do pai, em 68 escreveu, o primeiro livro escrito em lngua Portuguesa, sobre sistema de gestão, hoje mais conhecidos como ERP. Pegou o gosto por escrever, e apoiado na sua filosofia de vida ‘dividir para multiplicar’ escreveu mais sete ttulos. Dentre eles “Dicas de como chegar l!”, que inspirou e motivou essa entrevista.
Tambm baseado na filosofia do ‘Dividir para multiplicar’, fundou a Microsiga e e a TOTVS. Paralelamente, ministrou aulas de Administração de Empresas e Sistemas de Informação em varias universidades. Atualmente, aos 70 anos, tambm presta consultorias e ministra palestras, em paralelo ao comando da Circuito NETAS. Para quem pensa que pretende parar ele avisa: “Ouvi dizer que o homem vai viver 800 anos!”, diz Haberkorn, com grande sorriso nos lbios. 
 
Outras informações e PDF para download www.circuitonetas.com.br