Home/ Editorias/ Qualificacao/ Programa "Orienta" ensina como demonstrar suas habilidades

Programa “Orienta” ensina como demonstrar suas habilidades

50% dos participantes do treinamento “Orienta” do CST conquistam um lugar no mercado de trabalho.

Publicado: 24/03/14
Texto:Da redação do Pr Trabalhador 
Fonte: Assessoria de imprensa CST
Fotos: Feeh Ribeiro 
 
 
Em 25 de março, o Programa “Orienta” do Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST), administrado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalrgicos completa um ano de existência, com a marca de 7mil pessoas orientadas para obter um melhor desempenho em entrevistas e seleções de emprego. 
 
A coordenadora da ação no CST, Andrea Isaias,revelou para equipe de reportagem do Pr Trabalhador que estudos realizados junto aos empregadores apontaram que as constantes reprovações dos candidatos s vagas demonstram que 90% destes profissionais não possuem os requisitos bsicos para serem admitidos. 
 
Segundo a coordenadora o profissional desempregado por ter ouvido inmeros nãos, 99% deles sem explicação tem muita dificuldade de sozinho quebrar o ciclo que se forma e finda achando que ‘qualquer coisa serve’ e aceitando qualquer oportunidade para trabalhar sem ter um foco definido. 
 
“A ideia que atravs do auxilio de uma equipe multidisciplinar do programa, o profissional perceba que se falta qualificação por um lado, por outro todo ser humano tambm possui habilidades e qualidades que devem ser apresentadas para o contratante”, explica Andrea.
 
Na outra ponta estão os empregadores que necessitam de mão de obra, mas não serve qualquer perfil. Para cada função existem caractersticas especficas.
 
Mtodo- 
O treinamento e as oficinas são gratuitos e baseados em uma experiência aplicada e com bons resultados em Salvador, como forma de suprir a carência que muitos dos usurios do CST apresentavam recorrentemente durante os processos seletivos. 
 
Fabricia Silva Santos, 18 anos, participou da palestra Orienta Atitude e fez uma auto avaliação, na qual percebeu alguns pontos que poderiam ser desfavorveis para sua entrevista. 
 
“Percebi que devo tomar cuidado com decotes, sandlias abertas e at mesmo com a escolha dos acessrios”, diz. “De uma prxima vez vou evitar os brincos grandes”, conta. 
 
O estudante de engenharia Lucas Ferreira dos Santos, 21 anos, morador de Ferraz de Vasconcelos, conta para equipe do Pr Trabalhador, que procurou o apoio do CST, pois h dois anos conseguiu um trabalho na avenida Paulista, em uma grande rede de lanchonetes e l aprendeu muito sobre diversas funções. 
 
Nesta nova fase o estudante busca passar pelo mesmo exerccio de aprendizado s que agora no ramo de construção civil. 
 
“Quero uma chance, mesmo que seja como ajudante de pedreiro, pois acredito que alm da oportunidade de estar j dentro do meu ramo, passando pelas demais funções na construção, vou saber respeitar e trabalhar melhor com minha equipe, por entender mais sobre a parte de cada um no processo de construção”, disse Santos. 
 
O Pr Trabalhador perguntou o quê Santos aprendeu na palestra do Atitude e que pretende aplicar na prxima seleção. 
 
“Aprendi a não entrar nem falando muito para não errar, mas tambm com a cabeça erguida, mostrando confiança e postura para o empregador”, explica. 
 
Programação-Nas oficinas que acontecem de segunda a quinta, cinco temas são trabalhados de forma ldica e com o apoio de apresentações e material didtico. O circuito de quatro dias de oficinas de três horas dirias, somando 16 horas ao final. 
 
Orienta Comunicação- aprimorar a oratria e conhecimentos da lngua portuguesa.
 
Orienta Raciocnio Lgico- trabalha conceitos de Matemtica Bsica e Financeira.
 
Orienta Informtica- Traz dicas de como usar as ferramentas bsicas de informtica. 
 
Orienta Mercado de Trabalho-Ensina a desenvolver habilidades, gestão de tempo e desenvolver a imagem profissional.
 
Orienta Empreendedorismo- voltado para pessoas que tenham esse perfil.
 
O CST tambm oferece palestras dirias sobre o tema Orienta Atitude- com dicas de postura durante as entrevistas e processos seletivos. Estas palestras acontecem de segunda a sexta, com duração de três horas cada em dois horrios. Manhã s 9h e tarde 13h. 
 
Para participar necessrio fazer o agendamento, ter 18 anos completos e apresentar RG, Carteira Profissional, Certificado de Escolaridade e caso possua tambm levar o Currculo. 
 
Todos os meses o CST atualiza e divulga a programação no site www.cst.com.br