Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Presidente do Sebrae afirma que Brasil tem esprito empreendedor

Presidente do Sebrae afirma que Brasil tem esprito empreendedor

Paulo 2

O “pool de empresas” vem se multiplicando e se fortalecendo mutuamente desde edições anteriores. Confira depoimento de empresrios associados durante a Feira do Empreendedor 2015.

 

 

Publicado- 07-02-15
Texto- Regina Ramalho Pr Trabalhador

Foto- Edi Sousa

 

Network foi o ponto alto da abertura da “Feira do Empreendedor”, promovida pelo Sebrae-SP. A feira que a partir de 2015, passou a ser anual uma excelente oportunidade para reunir empresrios, fornecedores e prestadores de serviço. Afirmou o superintendente do Sebrae, Bruno Caetano.

 Paulo 1

 “Este ano estimamos atrair algo em torno de 100 mil pessoas e como resultado alm de novos negcios estimular, o que chamamos de associativismo”, explica Caetano.

 Paulo 5

Com a mesma ideia os profissionais do “Vouclicar.com”, colocaram no ar uma plataforma que oferece uma srie de soluções tecnolgicas que rene mais 70 ofertas, frutos de parceiras.

 

Ronaldo Cunha, que responde pelas parcerias da “Vouclicar.com” explicou aos leitores do Pr Trabalhador que a proposta de sua empresa oferecer soluções tecnolgicas de gestão.

 

“O nosso trabalho aproxima as grandes empresas das pequenas e as pequenas são com isso, auxiliadas na distribuição de seus produtos e serviços”, revela Cunha. Como diferencial a empresa busca valorizar o uso na nossa Lngua Portuguesa, evitando siglas ou terminologias em inglês.

 

Durante a entrevista, Djalma Andrade, da Microsoft, visitou o stand do parceiro e conferiu o layout das duas empresas destacado lado a lado.

 

Falta de mão de obra qualificada muitas vezes pode afundar um negcio.

 Paulo 6

Marcio Morgado, diretor da Nat Frut Ice empresa do ramo de franquias aproveitou a feira para conhecer o trabalho que auxilia as pessoas a conquistarem o seu primeiro emprego, o CIEE - Centro de Integração de Empresa Escola. “Tentamos dar todo o suporte para que o nosso franqueado obtenha bons resultados isso vai de treinamentos at auxlio de onde encontrar mão de obra qualificada”, explica, Morgado.

 

 

 “Eu ainda não conhecia o trabalho do CIEE, graças a feira que nos aproximou j tenho informações que podem contribuir para o sucesso de nossos franqueados facilitando o encontro da mão de obra em parceria com o CIEE”, conta satisfeito  Morgado.

 

Aps a coletiva de imprensa da abertura da feira Paulo Skaf, presidente do conselho deliberativo do Serviço de Apoio s Micro e Pequenas Empresas- Sebrae-SP concedeu entrevista exclusiva ao Pr Trabalhador.

 Paulo 3

 

 

Pr Trabalhador- De que maneira sua experiência como presidente da Federação das Indstrias do Estado de São Paulo(Fiesp), pode enriquecer  o trabalho do Sebrae?

 

Paulo Skaf- J temos essa cultura empreendedora, e tambm o foco de incentivar a media e pequena empresa. Na Fiesp, criei um departamento logo no inicio do meu mandato voltado para a micro e pequena empresa. No Sesi e no Senai j temos mais de 1milhão de matrculas, escolas modernas em tempo integral e toda essa experiência empresarial ligada a rea do empreendedorismo eu vou levar para o Sebrae para somar com  todas as experiências boas que o Sebrae j realiza no estado. Como por exemplo, essa feira do empreendedor que um projeto excelente, que era bienal e esse ano passou a ser anual. Nossa meta no prximo ano receber 200 mil visitantes, promovendo uma sinergia mxima de todas as entidades, empreendedores do Brasil inteiro e guerreiros paulistas, para que tenhamos o melhor resultado possvel.

 

Pr Trabalhador- O foco do Sebrae são principalmente os comerciantes e prestadores de serviços, muitos deles que vieram da informalidade. Na indstria ainda existe muita informalidade. O senhor acredita que a sua entrada no Sebrae pode motivar tambm a formalização e o crescimento das pequenas e mdio indstrias?

 

 Paulo Skaf- Ningum quer trabalhar na ilegalidade, a prova que hoje ns  temos nove milhões e meio de Micro Empreendedores Individuais (MEIs), ou seja, quase 10 milhões de pessoas  se formalizaram seus negcios. Ns temos no Brasil mais de 5 milhões de pequenas e mdias empresas. Todo mundo quer ter uma oportunidade de realizar o seu sonho. O Brasil tem um grande patrimônio que o esprito empreendedor, isso esta nas pessoas. Tem pases no mundo que não tem. Tem lugares que as pessoas são acomodadas e nunca pensam em ter seu prprio negcio. Aqui milhões desejam  isso e o Sebrae e assim como as entidades todas que eu presido com muita honra tem que ser um facilitador neste processo. Quer dizer asfaltar um caminho para que esses sonhos das pessoas se transformem em realidade. Essa nossa grande missão. A meta do Sebrae auxiliar as pessoas na transformação do sonho em realidade e isso me da um prazer pessoal muito grande.

 

A feira gratuita e vai at terça-feira dia 10. As inscrições podem ser feitas antecipadamente no link http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/

 

Outras Informação-

 

www.vouclicar.com

www.microsoft.com.br

www.unicacomex.com.br

 

Agradecimentos as assessoria de imprensa-

 

Sebrae-SP http://www.sebraesp.com.br/

Mquina http://www.grupomaquina.com.br/20anos

FSB Comunicações www.fsb.com.br