Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Sebrae realiza 4 edio da Feira do Empreendedor em So Paulo

Sebrae realiza 4 edição da Feira do Empreendedor em São Paulo

Publicado: 21-01-15
Texto: Da Redação do Pr Trabalhador
Fonte:  Assessoria de Imprensa Sebrae. 
Foto: Edi Sousa 
 
 
Você tem dvidas sobre como abrir, fechar ou formalizar negcio? Entre os dias 07 e 10 de fevereiro, de sbado terça-feira, das 10h s 21h, no Pavilhão Parque Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1209, São Paulo, o Centro de Apoio ao Trabalho - (CAT), alm de tirar dvidas, o empreendedor da capital pode sair de l com o CNPJ em mãos. 
 
 
A “Feira do Empreendedor” realizada pelo Sebrae considerado o maior evento fomentador de novos negcios do pas. Pesquisas recentes do Sebrae, revelam que: mesmo o MEI sendo mais prtico, podendo ser feito at mesmo pela internet, 60% dos empreendedores ainda sente dificuldade de efetuar a formalização, buscando o auxlio do Sebrae ou contando com a boa vontade de amigos ou familiares. 
 Zeti
Foi o que aconteceu com a cabeleireira Maria Donizete Souza Barbiera (Zeti) e o comerciante Francisco Reinaldo Rocha (Coruja). 
 
Zeti, j atua no mercado de beleza, h mais e 20 anos, sempre desejou se formalizar, pois a formalização facilita a relação com os fornecedores de produtos para cabelos, mas para se formalizar contou com o apoio do filho que pesquisou o assunto. Da Prefeitura que fez a inscrição e ainda hoje conta com a ajuda da filha para manter as contas em dia. “Me atrapalho com o fluxo de caixa, e findo esperando por ela, mas planejo buscar o auxlio do Sebrae para entender melhor como fazer isso sozinha”, explica. 
 coruja
O comerciante, dono do “Bar do Coruja”, na zona norte da cidade, que originou tambm seu apelido, tambm teve que buscar auxlio profissional. “Optei por conversar com um contador que eu j conhecia desde os meus tempos de padaria, ele fez todos os procedimentos sem cobrar nada”, revela Coruja. 
 
Muitos empreendedores mesmo formalizados ainda sentem dificuldades para emitir a Nota Fiscal Eletrônica, fazer a Declaração Anual de Rendimentos do Simples Nacional (DASN-SIMEI), entre outros. Importante esclarecer que quem não faz a declaração, fica impedido, de pagar as contribuições mensais obrigatrias e perde os benefcios da categoria. 
 
Durante a Feira, funcionrios especializados do CAT, orientaram neste sentido. No espaço tambm possvel imprimir carnê de pagamento mensal (vencidos ou a vencer), o comprovante de inscrição e situação cadastral de contribuintes imobilirios (CCM- apenas para comrcio e serviços). Havendo ainda a possibilidade de alterar dados cadastrais do empreendimento ou fazer o cancelamento da empresa. 
 
MEI- Podem se cadastrar no MEI, empresas sem scios, com no mximo um funcionrio e faturamento de at R$ 60 mil por ano. Nestes casos o empreendedor, poder sair da Feira, j com o CNPJ em mãos e alvar provisrio de funcionamento. 
 
O Sebrae recomenda que os interessados façam uma pesquisa prvia junto Prefeitura pra saber se a atividade que pretende exercer permitida no bairro escolhido. Nos casos de empreendimentos considerados de alto risco, a Prefeitura, poder exigir documentação ou licenças mais especficas. 
 
Outras informações acesse- www.feiradoempreendedor.sebraesp.com.br